Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

As possíveis novidades do iOS 9: mais desempenho, melhorias nos mapas e um concorrente do Google Now

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

iphone-6-e-6-plus-agoravai

O confiável 9to5Mac revelou nos últimos dias algumas das possíveis novidades do iOS 9, que deverá ser anunciado oficialmente em junho, durante a conferência para desenvolvedores WWDC. A lista das novas funções inclui um recurso similar ao assistente pessoal Google Now, rotas de transporte público no Mapas e melhorias de desempenho nos iPhones e iPads antigos.

Chamado internamente de Proactive, o novo recurso do iOS seria capaz de analisar o comportamento do usuário para fornecer informações úteis em momentos oportunos, como faz o Google Now. Um painel, localizado à esquerda da primeira tela (ou seja, no mesmo lugar onde estava o Spotlight antes do iOS 7), centralizaria detalhes de voos, reservas de restaurantes, reuniões e informações de trânsito, por exemplo.

A novidade combina com uma das aquisições passadas da Apple: em outubro de 2013, a empresa comprou o Cue, um assistente pessoal que analisava as postagens em redes sociais, entradas no calendário, emails recebidos e contatos na agenda para fornecer informações personalizadas como o Google Now. Quando foi comprado pela Apple, o Cue foi imediatamente removido da App Store. Ele era assim:

apple-cue

É provável que o Proactive substitua o Spotlight, segundo o 9to5Mac, e tenha uma barra de pesquisa na parte superior, com as mesmas funções de busca encontradas hoje. Logo abaixo, seriam exibidos os bilhetes de embarque do Passbook, restaurantes próximos (no horário do almoço ou jantar) e atalhos para os aplicativos que você costuma usar naquele horário.

No Mapas, a ideia é que haja um modo de rotas por ônibus, trem e metrô, assim como Google Maps e HERE Maps fazem atualmente. O recurso, no entanto, deverá ser limitado a poucas cidades dos Estados Unidos, Canadá, China e Europa num primeiro momento. A nova versão do aplicativo também seria capaz de usar realidade aumentada para exibir pontos de interesse próximos.

mapas-transporte-publico

Outras possíveis novidades relatadas pelo 9to5Mac dão conta do novo serviço de streaming de música da Apple, do suporte a aplicativos dividindo a tela no iPad e do suporte ao Force Touch no iPhone 6s — assim, os desenvolvedores poderiam criar novas ações para os botões de aplicativos dependendo da força aplicada pelo usuário ao pressionar a tela, por exemplo.

Apesar das novidades, o iOS 9 deverá focar em desempenho e estabilidade, o que daria sobrevida a iPhones e iPads antigos. Para isso, a Apple estaria trabalhando em uma versão otimizada para aparelhos antigos, como iPhone 4s e iPad mini, que usam o processador Apple A5. Assim, esses dispositivos, que provavelmente não teriam mais atualizações, poderiam rodar satisfatoriamente a versão mais recente do iOS.

Descobriremos as novidades do iOS 9 (e OS X 10.11) quando a Apple anunciá-las oficialmente durante a WWDC, conferência para desenvolvedores que acontecerá em San Francisco entre os dias 8 e 12 de junho.