Início » Arquivos » Internet » Blogger Brasil será desativado em julho

Blogger Brasil será desativado em julho

Paulo Higa Por

Você nem lembrava que ele ainda existia, mas agora é “oficial”: o Blogger Brasil, administrado pela Globo.com, será totalmente desativado em julho. Ele foi um dos maiores serviços nacionais de hospedagem de blogs no início dos anos 2000 e até então era a única versão específica de um país do Blogger internacional, hoje de propriedade do Google.

No próximo domingo (31), as páginas de administração do Blogger Brasil serão desativadas e os blogs não poderão mais ser atualizados. Os proprietários poderão fazer backup das publicações durante todo o mês de junho. Finalmente, no dia 1º de julho de 2015, o serviço será desativado e todos os antigos blogs sairão do ar.

blogger-brasil-globo

A decisão não afeta os blogs hospedados no Blogger do Google, sob o domínio blogspot.com, já que se tratam de serviços diferentes. O Blogger foi lançado em 1999 pela Pyra Labs e, em 2002, foi reescrito para ser licenciado por outras empresas (como o Grupo Globo). Um ano depois, a Pyra Labs foi comprada pelo Google, mas a Globo.com manteve os direitos de uso da marca no Brasil.

A Pyra Labs, aliás, teve Evan Wiliams como um dos cofundadores — sim, aquele cara que também foi responsável pelo lançamento do Twitter e do Medium.

Um artigo de março de 2004 do Observatório da Imprensa, que noticia os problemas de hospedagem do serviço, é uma bela volta ao tempo na história dos blogs. Na época, suportar imagens era um grande diferencial do Blogger Brasil (!), que limitava o tamanho dos blogs dos não assinantes da Globo.com em míseros 10 MB. Um blog com “expressiva audiência“ tinha 200 visitas diárias.

Dica do Ricardo Fraga no Twitter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marina Flor <3
Quem tem um blog com o nome blogspot.com.br não vai ser afetado? é isso?
Valdinei Ferreira
Isso mesmo. O Blogger da Google vai continuar.
abraaocaldas
Que coisa bizarra!
Maycon Cruz
Pior que nem é do Giz! É os paraquedistas que ficam zanzando no google e só caíram aqui por conta da palavra "Globo", visto o desnorteado do Marcvs Antonivs ali (dá uma olhada no perfil do Disqus. Tem #ForaGlobo até em artigo sobre o iOS, sem menção ao plim plim!)
Maycon Cruz
Fugiu muito do contexto hein champs!
Maycon Cruz
O Hotmail como era antes já não existe mais a anos! E o Outlook.com vai dar uma nova repaginada daqui a alguns meses.
Matheus Ferreira Geres
Só conhecia o blogspot! xD hahaha Mas coitado... meu estilo de blog favorito era o do zip.net! :)
Vader
credo.
Vitor Mikaelson
Sim
abraaocaldas
Esse pessoal do gizmodo tá dando cria e infestando todos os blogs.
Chateaubriand Vieira Moura
Você estão dizendo que o "www.blogger.globo.com" vai sair do ar e não o "www.blogger.com" ?
AdrianoRC

Que isso Tio Nélio. Onde é que você vai? hahahha.

Bruno Souza
Deve ter vindo do Gizmodo
Marcvs Antonivs
Tomara que esse seja o inicio da derrocada total da Globosta!
Exibir mais comentários