Início » Arquivos » Celular » Firefox OS: não adianta ser barato se não for bom

Firefox OS: não adianta ser barato se não for bom

Paulo Higa Por

firefox-os

Preço é importante, mas não é tudo. Foi o que a Mozilla percebeu após o Firefox OS não ter se tornado exatamente um sucesso. Lançado em 2013, o sistema operacional móvel queria ser uma alternativa de baixíssimo custo para os milhões de usuários que não podiam comprar um smartphone Android ou iOS. A ideia era construir uma plataforma leve, que rodasse bem mesmo em combinações de hardware limitadas.

alcatel-onetouch-fire

Não deu certo. Tanto é que Chris Beard, CEO da Mozilla, anunciou que o projeto Firefox OS será remodelado: “Vamos nos concentrar em esforços que proporcionem uma melhor experiência ao usuário, em vez de focar apenas no custo”.

Embora alguns smartphones mais poderosos tenham sido lançados, como o KDDI Fx0, a linha era composta especialmente por produtos acessíveis: um dos orgulhos da Mozilla era ter mostrado um protótipo de smartphone de apenas 25 dólares.

Aliás, Beard bate muito na tecla da qualidade: “Vamos assegurar que os produtos que desenvolvemos sejam oportunos, tecnicamente excelentes e de alta qualidade. Para que nossos produtos sejam ótimos e amados pelas pessoas, eles precisam estar onde e quando as pessoas os esperam, e devem atender ou exceder as expectativas em termos de desempenho e confiabilidade, em todas as faixas de preço. Devemos ter como objetivo a criação de produtos que nos orgulhamos.”

Um dos primeiros smartphones com Firefox OS a chegar ao Brasil foi o Alcatel One Touch Fire, que custava apenas 179 reais. Por esse preço, não dava para exigir muito da tela ou câmera, mas o aparelho apresentava bastante lentidão mesmo em tarefas simples, o que acabava com a principal vantagem da Mozilla em relação às outras plataformas — na época, não existiam Androids decentes de baixo custo e os Lumias de entrada não eram tão absurdamente baratos como hoje.

Para resolver o principal problema de qualquer plataforma nova, a Mozilla planeja adicionar o suporte para aplicativos do Android. Isso ainda precisa ser estudado e também exige um hardware mais poderoso, portanto, não deve chegar aos aparelhos atuais. O Firefox OS 2.2, que roda nos smartphones de baixo custo, será mantido como uma versão de longo tempo de suporte, recebendo apenas atualizações de segurança e estabilidade.

firefox-os-tv-2

firefox-os-tv

A Mozilla também estudará novos segmentos para incluir o Firefox OS, como o mercado de internet das coisas e dispositivos conectados — gravamos um Tecnocast sobre o assunto. O panda-vermelho já traçou seu caminho fora dos smartphones: no início do ano, a Panasonic lançou o CX700, primeira Smart TV com Firefox OS.

Há espaço para mais um sistema operacional móvel no mercado?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André All
O android tb era ruim no começo, mas como não tinha nada pra fazer frente foi melhorando com o tempo. A proposta que o OS da firefox tentou trazer é boa, o problema foi o tempo.
Ernani Alves Cunha

Acho a proposta da Mozilla muito legal, mas realmente... lançaram sem qualidade. Quando comprei meu último celular estava apertadasso de grana e a única opção que atendeu à minha condição foi um telefone com sistema android de linha passada que estava em promoção. O bom é que estou com ele até hoje (já faz mais de um ano e meio), mas lógico: cuido bem, instalei o app da Psafe (que é gratuito por sinal) que faz uma limpeza periódica no sistema o deixando com boa velocidade e é antívirus!

Dan
Toda plataforma tém seu calcanhar de aquiles. O iOS vem em iPhones com hardware defasado mesmo na versão mais atual (e com péssimo custo-benefício). O Android tem problemas com gerenciamento de memória ram (roda liso sim, nos 3 primeiros meses, depois você tem que dar manutenção e restaurar o sistema) e a loja cheia de malwares. Já o Windows Phone tem seu ponto fraco na loja de aplicativos (com algo em torno de 640 mil), até porque, foi uma plataforma que surgiu em 2010, ano em que o iOS e o Android já tinham certa maturidade (e se parar pra pensar, a microsoft esta sendo muito inteligente, facilitando pros desenvolvedores que não querem ou não têm dinheiro pra gastar em fazer um app do zero pra uma nova plataforma). E sobre segunrança, saiba que o Windows Phone é a plataforma mais segura das 3, dê uma pesquisada. Sobre a unificação da plataforma, as lojas também serão unificadas, e com o esquema da microsoft de analisar criptografar os apps antes deles serem postados na store, não há risco de contaminação, porque malwares de Windows só entram no sistema através de fontes desconhecidas de softwares, graças aos usuários mais "ingênuos" que instalam e aceitam qualquer software ou termo que aparecem na tela do pc. E se o Windows Phone é tão ruim assim, como ele desbancou o iOS aqui no Brasil, e em outros 24 mercados, e é a plataforma que mais cresce entre as 3?
Tiago Celestino
Tentei desenvolver uma app para o Firefox OS e achei bem simples, porém os recursos de hardware eram bem limitados. Por ser aberto e ser simples de desenvolver, parece ser promissor, só que ainda é preciso ter interface e realmente mais experiência do usuário para poder agradar. Sem contar que mais recursos de hardware é essencial para os consumidores.
Sam Samuel
Para quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns € extra inscrevam-se na Tsu! É só por convite! Deixo aqui o link para os interessados: https://www.tsu.co/Samgom Nota: A linguagem principal do site é o inglês mas existem bastantes utilizadores cuja língua base é o português (essencialmente do Brasil e Portugal)
Raphael Marques

A Mozilla tá dando mole em várias frentes. O Firefox OS tá virando esse caos, o browser pra desktop tá quase impossível de se usar... Por isso que outras empresas menores estão lançando serviços bons como o Comodo e o Psafe e estão chamando atenção por aí.

Kiory Azure
Firefox OS até mudou a interface..mas nem isso conseguiu chamar a atenção de desenvolvedores. por mim, modificava novamente a UI, usava a linguagem mais completa que ha no mercado e joga ele em cima de hardwares potentes o suficiente para rodar apps pesados e também, melhora o OpenGL ou cria um fork do tal.
Kiory Azure
Tudo o que é famoso, sempre irá atrair trojans cara '-' é o centro de tudo, então é claro que irão usufruir das fraquezas do tal. Windows = Fechado, pago = Antivirus, virus = rodando a roda do lucro pra ambos. Linux = Aberto = Dificil para destravar, pois tem várias camadas de segurança (úsuario, sudo, su, sistema) = nenhum lucro. Android = Semiaberto = Antivirus, virus = lucro
Solombra
Provou que é besta como todo fanboy... Antes de falar busque conhecimento como diz o ET Bilu. O Android roda fluido em toda linha Moto E, G e X o Lollipop traz inovações consideráveis, o iOS é outro sistema estável e com uma gama de apps incríveis. Enquanto o WP é algo tão ruim que sequer chama a atenção dos desenvolvedores a ponto da microsoft ter que dar um "jeitinho"pra usar apps do Android q vc critica. É seguro? Por enquanto afinal não tem usuários suficientes para tal, mas e com a unificação? O Windows PC, que sabemos é um albergue pra trojans tb serão compatíveis com os Windows 10 mobiles... Ixii... Será divertido. hehe
Fusca Velho
I understood that reference.
Breno Ribeiro
Engraçado, já vi esse OneTouch Fire de 120 reais em algumas desovas. Muita gente comprou para ter um aparelho de backup. Quem tem, por esse preço, não reclama.
Thalisson Cavalcante
"também conhecido como raposa-de-fogo"
Kazz
Interface feia e simplória em um mundo onde o visual se torna cada vez mais importante (vide Material Design), não tinha como dar certo.
Bruno Martins Santana
Pra Provar q sou fanboy... Univo Sistema Atual Leve o Suficiente pra rodar em Smarts de baixo custo mas com usabilidade de TOP com vários apps... WINDOWS PHONE ... Desculpa Bugdroid, mas ultimamente vc tá engasgando até no Galaquiçi Éssi çeis
Bruno Martins Santana
E Eu Sempre jurei que fosse um Godizzila Giroflex !
Exibir mais comentários