firefox-anuncios

Os usuários das versões betas do Firefox começarão a ver anúncios personalizados a partir da próxima semana. As propagandas serão escolhidas com base no histórico de navegação do usuário e aparecerão sempre que uma nova aba é aberta. Elas se juntarão aos atuais blocos patrocinados exibidos pelo navegador e poderão ser desativadas nas configurações.

Os Suggested Tiles serão mostradas de forma diferenciada na página de nova aba, para indicar que se tratam de anúncios. Eles serão contextuais e baseados nos seus hábitos. Assim, se você acessa sites de operadoras móveis, provavelmente se interessará por anúncios de smartphones. Da mesma forma, se páginas de economia estiverem no seu histórico, o Firefox poderá exibir propagandas de investimentos.

Aliás, o TechCrunch encontrou o código-fonte responsável por fazer a coisa funcionar; você pode estudá-lo nesta página. Basicamente, a Mozilla categorizou uma série de sites que serão usadas para montar o perfil do usuário: o blog do Chromium e o site da W3C estão em desenvolvimento web; o Wall Street Journal e a Reuters estão em notícias financeiras; e Vodafone e AT&T estão em celulares, por exemplo.

Quem quiser poderá desativar os anúncios personalizados

Quem quiser poderá desativar os anúncios personalizados

A mudança não foi bem recebida devido aos problemas de privacidade. A Mozilla disse estar comprometida em preservar a privacidade dos usuários do Firefox e afirmou que não usará cookies para rastreá-los, nem reter ou compartilhar dados dos históricos de navegação. Mesmo assim, quem não quiser ver os anúncios personalizados do Suggested Tiles poderá desativá-los com dois cliques na própria página de nova aba.

Os anúncios serão exibidos a partir da próxima semana no Firefox Beta, inicialmente para os usuários dos Estados Unidos, e serão expandidos gradativamente para o resto do mundo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Cabral

A mozilla tem que parar de pensar um pouco no marketing e resolver esses problemas de travamento do Firefox. Hoje em dia é impossível usar o browser num pc mediano. Comecei a usar o navegador da psafe que é muito mais leve por causa disso.

Marcos Oliveira
Já avisei ele...
Wolfgang Marcos
Sim sim, claro... ?
Leonardo Caldas
Na verdade é o amigo dele que pode ficar tranquilo, né... ;)
Eduardo Borges de Souza
Eu até gostei do Spark Browser, mas ele deixou a desejar em algumas páginas que eram exibidas incorretamente e na sincronização. Mas o SPARK ainda ta na minha Whitelist. Estou sem uma opção decente de navegação no Windows, no Linux eu já me deleito com o Chromium e o Midori.
Alexandre Santos

Mais e mais propaganda... ainda bem que parei de usá-lo. No PSafe Internet eu bloqueio as propagandas e não sou obrigado a ver nada. haha

Vitor
Acho que ele quis dizer: "se forem exibidos tales até com base no conteúdo das janelas anônimas, aí nossos amigos ficarão preocupados!". O que seria muito estranho, já que a base dos anúncios será o histórico e a navegação privada não salva histórico.
jairo
A bommm poderá ser desativado ufaa, se bem que acho que devem ser remunerados pelo serviço.
Wolfgang Marcos
Nas janelas anônimas não são exibidos tiles, é exibido apenas um alerta de que você está no modo de navegação anônima então pode ficar tranquilo =)
Kawê A.
Gostei dessa implementação de anúncios baseados no histórico e feita localmente, me parece bem menos invasiva de como é feita atualmente através dos cookies. Além de ter opção de desativar, pra quem não curtir a ideia.
Marcos Oliveira
Um amigo meu disse que só acessa esses sites por janelas anônimas. Se eles mostrarem anúncios até nas anônimas, aí nossos amigos ficarão preocupados!
Kawe Antônio

"Amigo", sei.. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Kawê A.
"Amigo", sei.. ( ?° ?? ?°)
Ed
Um amigo meu vive acessando sites porno. Que tipo de propaganda ele veria?
Hao123
Com base no seu histórico de navegação... ( ?° ?? ?°)
Exibir mais comentários