Início » Arquivos » Negócios » Operadoras ameaçam bloquear anúncios do Google e outras empresas em dispositivos móveis

Operadoras ameaçam bloquear anúncios do Google e outras empresas em dispositivos móveis

Emerson Alecrim Por

A luta entre operadoras e grandes companhias da internet, com destaque para o Google, está prestes a ganhar mais um round. Segundo o Financial Times, várias empresas de telecomunicações estão se preparando para bloquear anúncios publicitários de redes como Google AdWords e Yahoo Advertising em dispositivos móveis.

O bloqueio deve começar pela Europa. Uma operadora da região até já confirmou ao jornal a instalação em seus sistemas de um software que impede que peças publicitárias sejam carregadas nos dispositivos móveis dos usuários de sua rede. A ideia é ativar o serviço até o final de 2015.

De acordo com a Shine, startup responsável pelo software, quase todos os anúncios podem ser bloqueados. As exceções ficam para posts publicitários que aparecem na timeline de sites como Facebook e Twitter. Google, Yahoo e AOL devem figurar entre as companhias mais afetadas, consequentemente.

Roi Carthy, CEO da Shine, afirma que “milhões de usuários de telefonia móvel terão a opção de barrar anúncios até o final do ano”. A declaração dá a entender que o bloqueio é um novo serviço oferecido pelas operadoras, mas não é bem assim.

Anúncio Google para mobile

Não é de hoje que as companhias de telefonia tentam arrancar algum dinheiro de gigantes da internet. Para elas, não é justo que empresas como Google, Yahoo, AOL e Netflix respondam por boa parte do tráfego de dados gerado em suas redes de alta velocidade e não paguem para utilizar toda essa infraestrutura.

Em outras palavras, a receita oriunda dos planos que os usuários pagam para acessar a internet não é suficiente para as operadoras. Para elas, grandes companhias online também devem pagar pelo tráfego que seus serviços geram. O bloqueio de anúncios é, portanto, um “convite” para que essas empresas compartilhem rendimentos.

Como a companhia a ser mais afetada, o Google declarou que o bloqueio não é uma medida razoável porque os usuários pagam por internet móvel para ter acesso a apps, vídeos e outros conteúdos que são sustentados por publicidade.

O Google também argumentou que, assim como outras companhias da internet, investe pesado na infraestrutura que viabiliza esses negócios. Se o bloqueio for mesmo executado, toda uma cadeia de serviços será prejudicada, não só as empresas maiores.

No momento, tudo não passa de ameaça. As operadoras sabem que regras de neutralidade de rede impedem ações desse tipo nos Estados Unidos e na União Europeia, por exemplo. Mas elas acreditam que, nesses países, um bloqueio sutil – de uma hora por dia, digamos – já seria suficiente para estimular negociações por parte do Google, Yahoo e outras companhias do ramo.

Por ora, a única certeza que temos é que essa briga vai longe.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Teucu

Eu acho certo a operadora dar ao cliente a opção de bloquear anuncios... Eu pago pra navegar na internet, não pra ver propaganda. Sei de gente que gosta de ver anuncios... cabe a eles decidir se querem ver ou não. Isso influencia no pacote de dados... 30% das paginas são trafego de propaganda... Agora algumas ja vem até em video.

Marcos
Eu acho certo a operadora dar ao cliente a opção de bloquear anuncios... Eu pago pra navegar na internet, não pra ver propaganda. Sei de gente que gosta de ver anuncios... cabe a eles decidir se querem ver ou não. Isso influencia no pacote de dados... 30% das paginas são trafego de propaganda... Agora algumas ja vem até em video.
Rodrigo Pereira Serêjo
não cara, não instala no meu Pc n..., tarde de mais
SPO
Hahahaha.... você me fez rir muito agora. Eu trabalho com isso. Eu leio pelo menos um livro por semana, quando não leio dois ou três. Viajo o mundo pelas feiras literárias e sou colunista em vários locais conhecidos. Só não vou lhe dar o prazer de saber quem sou....hahahahahahaha... Que otário, querendo dar uma de intelectual.
SPO
Respondendo tanta asneira que um ser como você escreve. Faz tempo que vejo suas besteiras
SPO
O Ronaldo só entra em posts para reclamar. Ele vira e mexe fala que é usuário Android e pode falar mal da Samsung. depois fala que tem um Moto X e etc. E agora veio insinuar que quem usa Android é incoerente. Tarja preta nele.
SPO
O Google é tão inútil que tá dominando o mundo por ser tão ruim.
SPO
O mundo é feito de usuários comuns e o Google sabe disso. Se ele quisesse satisfazer profissionais de TI, nem seria conhecido. Monte um buscador que satisfaça usuários de TI e seja feliz. Só não fale mal de uma ferramenta que auxilia o mundo inteiro e mudou a maneira como se faz busca na Internet.
SPO
O que é inútil para você é útil para os outros. Se o Google é do tamanho que é é porque ele é útil para muito mais gente do que para você e seus iguais. Então, não queira chamar de lixo um buscador que está onde está por mérito. O Google não subiu por fazer marketing, mas por ser muito bom ele acabou engolindo quem estava na frente, como o Yahoo. Se o Bing fosse tão bom como você fala, somado ao marketing da Microsoft, já teria engolido o Google há tempos.
SPO
Tem gente que usa o Google como barra de endereço, ou seja, volta sempre no mesmo site pelo Google. E eles sabem disso e não vão modificar só porque você acha eles feios.
Ronaldo
Leia o Mito da Caverna. Ela é uma excelente metafora sobre gente como voce e a fixação pelo google. Cara, experimenta sair um pouco dessa sua vidinha, tenta usar de vez em quando outro buscador, outras formas de pesquisa e consulta na internet, ou melhor ainda, tente ler bastante, tipo um titulo por semana pelo menos. Vai abrir bastante sua cabecinha.
SPO
Eu sempre tive como máxima o seguinte: se eu não posso fazer melhor, não posso falar mal. Então, se você está falando mal é porque sabe fazer melhor. Então crie um novo Google e fique bilionário. Se não pode, recolha-se à sua insignificância perante o mundo da tecnologia.
Ronaldo
Com certeza voce consegue usar o google mesmo. "ta serto"...
Ronaldo
Tontão, como um ser que chama o outro de hater, entra post por post para escrever tanta besteira.
Ronaldo
Cara, use primeiro seu nome de verdade, depois use sua foto de verdade, depois conversamos. Se esconder atras de um nick e uma foto de cachorro é facil.
Exibir mais comentários