Spotify garante: não vai trocar o plano gratuito por uma degustação de três meses

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Spotify - tablet

Talvez você tenha lido em algum lugar que o Spotify estaria planejando acabar com o plano gratuito, cedendo às pressões das gravadoras. Em vez de liberar o streaming ilimitado com propagandas, o serviço passaria a oferecer apenas uma degustação por três meses. Mas você não precisa se preocupar: o rumor é totalmente falso, segundo a empresa.

Sobre o boato, um porta-voz do Spotify emitiu uma declaração bem clara ao The Next Web: “É totalmente falso. O modelo está funcionando“, em referência ao plano sustentado por anunciantes. A notícia veio do Digital Music News, uma publicação focada na indústria da música que não possui histórico de rumores verdadeiros.

Isso não significa, claro, que o Spotify não esteja sendo pressionado. De acordo com o Financial Times, a Universal Music chegou a negociar com o Spotify uma forma de disponibilizar o álbum 1989, de Taylor Swift, apenas para usuários pagantes, um pedido que foi negado pelo serviço de streaming. O resto da história você conhece: a cantora retirou todas as músicas do Spotify.

Recentemente, o plano gratuito do Spotify se envolveu em outra polêmica: segundo o The Verge, a Apple estaria pressionando as grandes gravadoras para que não renovassem o contrato com o serviço. Ao remover as músicas do plano gratuito do Spotify, a Apple abriria espaço para lançar seu próprio serviço de streaming, baseado no Beats Music, comprado pela empresa em 2014.

Embora os assinantes pagantes sejam minoria no Spotify, eles são os responsáveis pela maior fatia da receita das gravadoras, uma vez que o serviço de streaming paga menos royalties por execução quando a música é reproduzida por um usuário do Spotify Free. Entre os 60 milhões de usuários do Spotify ao redor do mundo, apenas 15 milhões são pagantes.

Em outras palavras: o rumor é falso. Mas a hipótese do plano gratuito do Spotify deixar de existir está longe de ser descartada.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados