Facebook começa a exibir reportagens diretamente no seu feed de notícias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Facebook confirmou os rumores e anunciou nesta quarta-feira (13) o Instant Articles, um serviço que permite aos veículos de comunicação publicarem artigos interativos na rede social. Em vez de direcionar os usuários para o site do jornal, por exemplo, o próprio Facebook poderá hospedar o conteúdo da publicação, tornando o carregamento das páginas mais rápido.

A explicação do Facebook é que o Instant Articles melhorará a experiência do usuário, uma vez que ele não precisará mais tocar num link no feed de notícias e esperar uma página externa ser carregada. Nos dispositivos móveis, qualquer tempo economizado é bem-vindo, porque um artigo num site externo demoraria em média oito segundos para ser baixado, segundo o Facebook.

2-Photo
3-Map
4-Video

Como o nome sugere, o Instant Articles faz os artigos carregarem de maneira instantânea (ou algo próximo disso). Os textos são pré-carregados à medida que você navega pelo feed de notícias, logo, quando você se interessar por uma história, ela já estará praticamente pronta para ser lida.

Esses artigos também são interativos: você poderá visualizar imagens em alta resolução no aplicativo do Facebook e navegar por elas movimentando o smartphone, com a ajuda do acelerômetro. Os textos suportarão ainda mapas interativos, comentários em áudio e vídeos com reprodução automática. O vídeo do Facebook explica bem como a coisa funciona:

Para o lançamento, o Facebook conseguiu fechar parceria com nove grandes veículos: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC News, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel Online e Bild. Inicialmente, os artigos poderão ser lidos apenas no aplicativo do Facebook para iOS, mas a rede social prometeu para breve uma atualização na versão para Android.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados