Android pode ganhar controle mais detalhado do que apps acessam

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Google está pensando em formas de dar aos usuários de Android mais controle sobre quais informações os aplicativos conseguem acessar. Atualmente tem aquela tela de instalação com um resumo do que é solicitado pelo app, dentro da interface da Google Play, mas para por ali. Um toque na tela e você basicamente abre as pernas do seu dispositivo para os criadores do software.

A plataforma vai dar opções mais detalhadas, segundo pessoas ouvidas pela Bloomberg sob condição de anonimato. Entre os dados que precisariam de expressa aprovação do usuário estão as fotos, os contatos e a localização. Obviamente que o Google não quis comentar o caso, mas eu tendo a concordar com o que o ReadWrite publicou: se não for verdade, deveria ser.

Está certo disso?
Está certo disso?

Caso a informação se confirme, o Android poderá se aproximar do nível de controle que o iOS dá aos compradores de iPhones. Os usuários estão acostumados a autorizar individualmente os recursos solicitados pelos novos apps. Por exemplo, a primeira coisa que o Periscope faz é gritar pela autorização para mandar notificações. E se você não autorizar, tudo bem – ele vai continuar funcionando normalmente.

A mesma pergunta aparece quando você tenha iniciar uma transmissão online: o app pede o acesso à câmera e também ao microfone.

O iPhone também limita o acesso às fotos e à agenda de contatos. No mundo do Android, por exemplo, seria possível impedir que um software de edição de fotos (como aqueles geradores de memes) tenha acesso à agenda de contatos. Afinal, é incoerente com a finalidade do app abrir esse tipo de informação.

Ao menos o timing para a publicação da Bloomberg é perfeito. O Google terá no fim do mês o Google I/O, seu encontro anual em que tradicionalmente eles revelam novidades do Android e também dos aparelhos da linha Nexus. Será que vem novidade relacionada ao controle do que os apps conseguem visualizar?

Eu tendo a pensar que a modificação deixaria os donos de Androids mais conscientes sobre o que os aplicativos abrem. A partir daí, seria possível educar estes usuários sobre os apps estranhos que se propõem a fazer uma coisa, mas no meio do caminho coletam dados que podem ser deveras preciosos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados