Início / Arquivos / Computador /

Fixstars anuncia SSD com 6 terabytes de capacidade

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Via de regra, você deve recorrer aos HDs se estiver em busca de uma unidade de armazenamento com capacidade generosa. Mas, aos poucos, SSDs que capricham nesse aspecto começam a aparecer. A Fixstars é o exemplo mais recente: a companhia anunciou um dos primeiros SSDs com 6 TB de capacidade.

De nome SSD-6000M, o modelo utiliza memória Flash do tipo MLC e tecnologia de fabricação de 15 nanômetros. Na transferência de dados, a novidade consegue alcançar até 540 MB/s (megabytes por segundo) em operações de leitura e 520 MB/s na escrita. A comunicação é feita via porta SATA.

Por possuir 2,5 polegadas, o SSD-6000M pode atrair o público gamer que prefere PCs customizados, por exemplo. Mas o foco da Fixstars está no segmento de aplicações profissionais. Segundo a companhia, o modelo utiliza um controlador proprietário que otimiza o acesso sequencial a dados, o que o torna interessante para edição de vídeos, processamento de imagens médicas, análises de Big Data e assim por diante.

SSD-6000M

Companhias especializadas em armazenamento de dados também estão na mira: “como a capacidade do nosso SSD o torna capaz de competir com discos rígidos high-end, entendemos que o produto pode atrair datacenters”, explica Satoshi Miki, CEO da Fixstars.

Mas a pergunta que não quer calar é: e o preço? Talvez tenhamos essa informação em julho, mês em que o SSD-6000M começa a ser distribuído nos Estados Unidos. Mas convém não ter grandes expectativas: SSDs têm evoluído de maneira significativa no custo por gigabyte, mas permanecem sendo bem mais caros que os HDs.

Temos que levar em conta ainda que, no momento, a Fixstars não está focada no varejo, razão pela qual os preços podem variar nas negociações com cada empresa interessada.

Vale dizer que também há opções para quem precisa de muito espaço, mas não tanto: desde fevereiro, a Fixstars comercializa os modelos SSD-3000M (3 TB) e SSD-1000M (1 TB).

Com informações: Phys.orgSlashGear