Android-5.0-Lollipop

O Android é a plataforma móvel mais usada do mundo desde 2011, mas historicamente tem gerado menos receita para os desenvolvedores que o iOS. Isso explica o motivo de alguns aplicativos ainda chegarem primeiro ao iPhone: mesmo com um número de usuários menor, cada usuário da Apple é mais interessante do ponto de vista do lucro. Só que a história está começando a mudar.

O último estudo da Opera Mediaworks, referente ao primeiro trimestre, mostra que o Android foi responsável por 65,17% das impressões de anúncios nos aplicativos e ficou com 45,77% da receita. O iOS, com uma participação bem menor nas visualizações de propagandas (22,34%), pela primeira vez aparece atrás em receita, com 45,44%.

android-ios-apps-receita

Chamou a atenção a baixíssima fatia do Windows Phone na divisão da receita: com 0,09%, a plataforma da Microsoft perdeu até dos veteranos Symbian e BlackBerry. A pesquisa levou em consideração um universo de 850 milhões de usuários de 18 mil aplicativos e sites e pode ser conferida nesta página.

E em relação ao lucro gerado pela venda direta de aplicativos? Nesse caso, a App Store ainda vence o Google Play. Segundo a App Annie, que liberou um estudo em abril, a receita gerada pelos apps de iOS no primeiro trimestre de 2015 foi 70% maior que no Android. Em relação ao terceiro trimestre de 2014, a distância entre iOS e Android até aumentou (antes era 60%), devido ao forte crescimento da Apple na China.

Com informações: Re/code, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

God of the Gods
Boa resposta! Incrível carinha. Este povo acha que a gente vive de vento! Quer de graça e sem propaganda! Queria ver se o patrão deles não pagasse o salário no final do mês se diriam a mesma coisa.
God of the Gods
Para o bando de "mulas"! Mulas do meu Brasil varonil, como vocês acham que um desenvolvedor pode disponibilizar uma app DE GRAÇA e sem propaganda? Vocês vivem do que? De vento? Bando de mulas! Se não houver propaganda, a app tem que ser paga, mulas! O Brasil é uma fábrica de mulas! Vai na padaria e pede um café da manhã de graça meu irmão! Mula! Pede para cortarem teu cabelo de graça mula!
SPO
intende, nintende, intendo, nintendo
SPO
Errado algo certo não está
SPO
iOS só tem apps grátis quando você tem que comprar algum tipo de crédito para continuar jogando ou passar de fase. A política do Google é oferecer app totalmente grátis em troca de propaganda. Mas quase todos possuem a versão paga (barata) que retira as propagandas. Gostou do jogo e não quer propaganda? Paga, ué!
SPO
Não quer pagar? Aguenta a propaganda. Não consigo entender esse pensamento minimalista desse povo. Quer app de graça? Faça o seu. Caramba!
SPO
Tira o escorpião do bolso e paga. Antes um jogo custava até R$ 100,00 no PC. Agora você não quer comprar jogos por 3,00 e fica reclamando das propagandas. Êta!
SPO
Mas para resolver isso é só comprar a versão paga do app. Se quer usar app gratuito tem que aguentar as propagandas. O desenvolvedor tem que viver de alguma coisa. Ou você acha que eles vão trabalhar de graça porque gostaram da cor dos teus olhos?
Felipe Santos
Dei up pelo "TecWorld" geralmente chamo de "tecplaneta" q:
Biel
Não está certo, errado algo.
Anakin
verdade, a MS peida e a galera vai la ver se ela se borrou hahaha
Marcelo
KKK..relaxa...até sei que tem os Adblock da vida pro android... mas tem que ter root (até tenho, mas não é algo trivial pra maioria), além do risco de baixar um apk malicioso... Sinceramente nunca corri atrás pra instalar, pois uso poucos apps, e só 1 ou 2 tem propagandas exageradas...
Marcelo
Não sei... não tenho iphone e sinceramente, não tenho interesse em produtos da Apple... só tenho um ipod namo que está pegando poeira em algum canto Quanto às propagandas...não acho ruim que tenha... mas sim a forma como é aplicada nos apps....fica um favelão...além de algumas (varias) usar de artifícios para enganar um mais usuário mais leigo...
Edmilson_Junior
Eles fazem da forma que garanta mais cliques, se isso for mais simples e menos invasivo dá menos cliques, menos lucrativo, não fazem a versão free ou limitam as funções para aumentar as vendas. Não tem boas opções para quem não estiver disposto a pagar.
Thiago Rodrigo
Windows Phone perdeu porque ainda é dificultoso adquirir apps na store, pelo menos aqui no Brasil.
Exibir mais comentários