lollipop

O Lollipop foi a primeira mudança drástica no Android desde o Ice Cream Sandwich. Seis meses depois, ele finalmente começou a engrenar: pelas estatísticas mais recentes do Google, as versões 5.0 e 5.1 estão rodando em 9,7% dos dispositivos Android. Isso ainda não é muito, mas o avanço em relação ao mês passado foi notável: em abril, o pirulito havia entrado em apenas 5,4%. Mente poluída.

Entre as versões mais usadas do Android, o 4.4 KitKat está na liderança, com 39,8%. O Jelly Bean chega em segundo lugar: com as três versões (4.1, 4.2 e 4.3), ele está presente em 39,2% dos dispositivos. 6% ainda rodam o Android 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread (e provavelmente continuarão rodando até que seus donos troquem o aparelho).

lollipop-market-share

A nova versão do Android chegou aos Nexus em novembro, mas outras fabricantes demoraram para liberar a atualização. A Motorola, que costuma ser rápida, só lançou o Android 5.0 para todos os proprietários do Moto Maxx no Brasil em março. Em certos smartphones, como o Moto X de 1ª geração, a empresa decidiu pular o 5.0 e liberar apenas o 5.1.

Boa parte desses atrasos provavelmente se deve ao problema de memory leak do Lollipop, que fazia os aplicativos e o sistema operacional consumirem uma quantidade anormalmente alta de RAM, prejudicando bastante o desempenho do sistema. Usuários de aparelhos mais básicos, com 1 GB de RAM, foram os que mais sentiram a falha: apps eram repentinamente fechados e o launcher recarregava constantemente.

Você já recebeu a atualização?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hugo Vinícius
Eu tenho o nexus 7 2013 e o atualizei pro Lollipop. Achei ele uma porcaria. Voltei pro 4.4.4 depois de duas ou três tentativas. Não dá.
Tiago Celestino
Um dos grandes males da plataforma. Infelizmente.
brunocabral
Meu moto G não tem esse bug
Thiago A. Klein
Rapaz, estou na mesma situação. 6 meses e nada de atualização ainda :/
Diego
Atualizei e me arrependo, as atualizações deixaram o moto G 1 geração muito lento e estou pensando em voltar para IOS, pois mesmo sendo mais caro ainda rodo coisas sem muitos problemas em modelos antigos exemplo o Iphone 5. Triste pq lá tras fui um dos que defendeu o moto G em seu lançamento!! :(
Bruno Martins Santana
10% Graças ao Moto G
Rafael
Tenho o Moto X 1º Geração, e até agora nada de atualização.A Motorola já foi mais eficiente.
Eduardo da Silva
O lollipop do Google deu ruim. Até dou um desconto porque essas versões iniciais depois de reformulações não dá pra exigir muito mesmo. Quando o ICS foi lançado, o sistema era bem cru também e só com o Jelly Bean que o sistema realmente ficou muito bom!
Henrique Ferreira Lima
Um tutorial interessante https://plus.google.com/+FernandoPenaFaria/posts/TdVj3Hx1643
Henrique Ferreira Lima
É só achar um link com a atualização. Fiz isso com o meu Moto X e só não fiz com o Maxx porque assim que o liguei chegou a atualização.
Supersonic
Xperia ZQ na espera aqui...
MXNB
Ainda não sei quando chega para o meu ZQ. Semana que vem o Z ja vai começar a receber, provavelmente até o fim do mes ja tenho o aparelho atualizado. Esse será o último update dele.
Delta Force
Isso aí. Tenho um Moto G e estou bastante satisfeito com o KitKat, mas começo a namorar um Lumia. Já tenho o modelo praticamente definido para a compra.
Fernando Camilo
OFF: Tenho um Moto E segunda geração, de uns dias pra cá ele começou a reniciar por vontade própria, aparece aquela tela branca com a logo da Motorola e desliga...Algumas vezes ele chega a inicializar normalmente, mas em seguida aparece uma tela com uma msg do tipo "o Android está sendo atualizado...Desligando"...e agora ele não liga... Dúvida: Problema no software ou hardware? Já entrei em contato com a Moto Care para avaliar a situação :( Ps: Comprei faz menos de um mês, sacanagem Motorola...
Marcelo
A questão é...desses 10%, quantos foram por atualização efetiva..?? Lançar uma leva aparelhos novos com o sistema de fabrica, não acho que é motivo pra comemorar muito... Quero ver os números para aparelhos lançados antes do lollipop... Android é muito bom, mas é vergonhosa essa politica de atualização...
Exibir mais comentários