Esta bala da Darpa consegue mudar de trajetória para atingir alvos em movimento

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
DARPA - EXACTO

A Darpa – agência de pesquisa ligada ao exército dos Estados Unidos – tem um extenso histórico de invenções sofisticadas. Nesta semana, a divisão deu mais informações sobre um dos seus projetos atuais: uma bala calibre .50 que é capaz de mudar de trajeto.

O projeto foi batizado como Exacto, sigla para Extreme Accuracy Tasked Ordnance. O nome não poderia ter sido mais apropriado: a bala está sendo desenvolvida para atingir com precisão um alvo em movimento – um indivíduo fugindo em uma moto, por exemplo.

É claro, a tecnologia também pode ser usada para facilitar o alcance de alvos com pouca ou nenhuma mobilidade. O acerto na primeira tentativa é sempre importante porque, em caso de falha, o atirador pode acabar revelando a sua presença e pondo a sua vida ou uma missão inteira em perigo.

Um vídeo de demonstração da tecnologia foi divulgado no ano passado, mas, na ocasião, só dava para perceber a trajetória mudando. No novo material, feito a partir de testes realizados em fevereiro, é possível ver o alvo (na cor branca) se movimentando e a bala saindo do curso original para alcançá-lo.

A precisão realmente impressiona. O projeto Exacto foi idealizado para uso de soldados bem treinados, mas o final do vídeo mostra um atirador de primeira viagem acertando o alvo como se tivesse bastante experiência no assunto.

Também, pudera: a Darpa explica que o projétil utiliza um sistema de orientação óptica para compensar ventos fortes, nuvens de poeira e outros fatores que, de alguma forma, podem dar uma segunda chance ao alvo.

DARPA - EXACTO

Só não podemos esperar que a agência dê detalhes aprofundados sobre o funcionamento do Exacto. A princípio, a ideia é utilizar a tecnologia em lugares onde o clima e o relevo dificultam o trabalho dos atiradores. Se é assim, é melhor que o inimigo não conheça os pormenores.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados