A Microsoft adquiriu o cliente de email Acompli em novembro de 2014 e, em janeiro deste ano, o relançou como Outlook para iOS. A plataforma móvel do Google também ganhou uma versão na ocasião, mas como “preview”. Essa fase, felizmente, não durou muito: o que podemos chamar de primeira versão final do novo Outlook para Android foi lançada nesta semana.

Outlook para Android

De lá para cá, o app passou por vários updates – ao todo, 17, segundo a Microsoft. A maior parte visou melhorar aspectos do desempenho, um ponto realmente crítico: a versão para iOS sempre pareceu ser mais estável.

Aparentemente, os esforços deram certo. Além da promessa de estabilidade, o aplicativo ganhou ajustes na interface, recursos de localização, configurações de acessibilidade, entre outros recursos.

O plano da Microsoft é, como ficou óbvio, oferecer o app como o cliente de email oficial do Office para dispositivos móveis. Para tanto, além de Outlook.com e Exchange, a ferramenta funciona com Gmail, Yahoo Mail, iCloud e outros serviços compatíveis com o protocolo IMAP.

Para tentar te convencer a utilizar o Outlook para Android (e não o app oficial do Gmail, por exemplo), a Microsoft aposta nas funcionalidades, é claro.

Outlook para Android

A companhia destaca a seção de contatos. Por ali, você pode mandar mensagens ou fazer ligações para uma pessoa, assim como acessar rapidamente arquivos ou emails trocado com ela. Para quem faz uso corporativo, há ainda funções de pesquisa em diretório.

Outros destaques ficam para o calendário integrado, a customização de comandos por gestos para agilizar atividades (a triagem de emails, por exemplo) e a opção de eliminar permanentemente conteúdo enviado para a pasta de itens excluídos (um dos recursos mais solicitados durante a fase de testes, segundo a Microsoft).

Outlook para Android

Será que o Outlook para Android emplaca? No Google Play, as opiniões estão divididas (se bem que as opiniões deixadas ali não são exatamente confiáveis). De qualquer forma, a Microsoft promete continuar aperfeiçoando o aplicativo.

Caso queira experimentar, o link é este aqui. O app é gratuito e está disponível em vários idiomas, incluindo português. Você deve ter o Android 4.0 ou superior para rodá-lo.