Início » Baú » Brasil » Brasil tem iPhone 6 mais caro do mundo

Brasil tem iPhone 6 mais caro do mundo

Modelo de 16 GB custa quase o dobro do preço americano

Avatar Por

iPhone 6 - 1254 vintage

Os especialistas ouvidos pelo jornal econômico Financial Times descobriram (surpresa!) que o Brasil tem o iPhone mais caro do mundo. O modelo mais recente custa por aqui quase o dobro do preço nos Estados Unidos. Na terra natal da Apple, cada unidade com 16 GB de armazenamento – que não dão para nada – sai a 650 dólares, desconsiderando os descontos em contratos das operadoras.

Em território brasileiro, você não conseguirá um iPhone 6 por menos de 1.254 dólares.

Abaixo está a diminuta tabela publicada pelo FT a partir de um levantamento feito pelo Deutsche Bank, um banco da Alemanha. Os Estados Unidos são o ponto de referência, com um iPhone 6 vendido a 100% do preço sugerido. Nenhuma nação pesquisada tem o smartphone a um preço menor do que o praticado lá.

Ranking do preço do iPhone no mundo (Fonte: Deutsche Bank e Financial Times)

iPhone no mundo (Fonte: FT)

A Rússia tem o segundo iPhone mais caro do mundo (932 dólares). Ainda assim, o iPhone brasileiro custa 34,5% mais. O desagradável ranking segue com China, Índia, Reino Unido, México, França, Alemanha, Japão e Canadá.

O Financial Times destacou que o fortalecimento do dólar frente a outras moedas reduziu a competitividade dos Estados Unidos em relação aos demais países. Mesmo com essa valorização, ainda é mais barato conseguir o desejadíssimo smartphone mais em conta por lá.

Aqui no Brasil a gente vê o efeito contrário. Fabricantes como Samsung e LG, que produzem aparelhos no país, penam para adequar as linhas de montagem ao dólar. “Mas eles não fazem aqui?!” Sim, só que os chamados insumos e componentes tecnológicos vêm de fora. Mesmo com a Lei do Bem e incentivos fiscais, o custo de produzir os smartphones é impactado diretamente pelo câmbio. Quanto mais alto o dólar, mais caro será o gadget que você tanto quer.

Não por acaso, a Samsung revelou o preço do Galaxy S6 Edge: 3.299 reais. Não me causou espanto algum. A própria LG fez anúncios com preços sugeridos para o Brasil. A cifra era seguida de uma ressalva: os valores poderiam mudar, dependendo da cotação do dólar. Não é um comportamento muito comum entre as fabricantes de itens tech.

Com informações: Financial Times.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Senju Hashirama
Uchiha bom é Uchiha morto.
Matheus Felipe
Não foi atoa que vossa senhoria mataste Uchiha Madara. Palavras sábias.
Anderson Da Silva Bandeira
Aqui mesmo nos comentários descobre-se pq se cobra tão caro. Um amigo abaixo colocou no busão q pega tá cheio de iPhone, menos ele. E ele chega até a se sentir mais pobre por nao ter %-#-#& desse celular. Sim, eh um celular (Ponto). Parece que ele nao tem coragem de gastar tanto nesse itreco. Nem eu. :) Bom ? ruim? Caro vc nao pode negar. Com $ faço outras coisas.
Keaton
Não sei se esta noticia é de 2012 ou se ela vem se repetindo desde então...
silvioricardo
A Apple faz importação direta, ou seja, somente pega o valor de venda nos EUA, converte para reais e aplica os devidos impostos, por isso sai tão caro qualquer produto no Brasil, aliás, justifica também os últimos aumentos com a subida vertiginosa do dólar; A única forma de reduzir o preço é com a fabricação nacional; Anexei a Nota Fiscal para ter mais noção do quão é alta nossa carga tributária; quase metade do valor do produto. Lembrando, essa nota é de dezembro de 2014, quando o iPhone 6 Plus ainda custava R$ 3.599.
Vitor Mikaelson
Ao menos os números da IDC e Jantar falam que WP é maior que iOS aqui. 5% vs 4%
Antônio Cesar Moraes
Desculpa, eu ri. Agora, falando sério, a Apple não é nenhuma santa. Gosto dos produtos deles, tenho iPod e tal, mas tem que se admitir que eles estão fora da realidade quanto aos preços. Nem tudo são flores.
silvioricardo
Faltaram incluir na matéria o quanto essa diferença de preços é por conta dos impostos!
silvioricardo
Discordo; tenho um iPhone 6 Plus comprado na Apple Store e já comentei várias vezes que, segundo a nota fiscal, a Apple faz IMPORTAÇÃO DIRETA, ou seja, apenas pega o valor de venda nos EUA, converte o valor para reais e aplica os impostos e não cobra pelo frete (CIF); Qualquer aparelho importado diretamento dos EUA se torna caro por conta do valor do dólar e dos impostos; já importei há muito tempo um iPhone 4 e um notebook HP (comprado na TigerDirect) que acabaram me saindo mais caros do que se tivesse comprado por aqui, portanto, a menos que você esteja de passeio por lá; não compensa importar -- LEGALMENTE.
opstranscarioca
Tem muita gente que recebe IPhone para uso da empresa e tira onda como se dele fosse.
WillianWcds2909
Meu Deus... xperia z3 é bem melhor + barato tão bonito qto, pq Iphone? Será q esse povo esta com a síndrome do Ed Mota? Se quiser um melhor ainda é só aguardar um pouquinho o z4 esta chegando,,,vlu
Anakin
não tinha pensado nisso kkkk pode ser mesmo, até me sinto pobre de tanto iphone me rodeando.
Arlys Souza
Pode pegar o mesmo texto e publicar novamente ano que vem, apenas acrescentando o S no nome do aparelho.
Anakin
fui até olhar o global stats (gs . statcounter.com /#mobile_os-BR-monthly-201403-201504) e realmente o iOS não é o mais popular, deve ser só nos onibus que pego, ou eu sou o unico pobre da minha cidade, mas segundo o site ai, o que você falou tb não é verdade, o WP tem só 5% contra 12% do iOS. (Dados para o Brasil)
Américo Imianovski
Quantos desses são iphones e não hi-phones? Tem muito hi-phone muito parecido, hein.
Exibir mais comentários