Mesmo com ads, Instagram vai continuar mostrando todas as fotos dos seus amigos

Nenhum algoritmo vai escolher quais imagens aparecem na timeline

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Post publicado pelo YouPix
Post publicado pelo youPIX

O Instagram negou ao Tecnoblog que vá adicionar algoritmos ao sistema de exibição de fotos na telinha do celular. Um boato que corre pela internet dá conta de que, com a adição de anúncios ao aplicativo, o serviço passaria a selecionar quais fotos dos seus amigos aparecem na linha do tempo. Segundo o escritório brasileiro do Facebook, dono do aplicativo, a informação não procede.

Quem levantou essa bola foi o pessoal do youPIX, página especializada na cobertura de redes sociais. A mensagem publicada no Facebook dizia o seguinte: “Pro usuário comum é chato porque vai ter muita foto de amigo que não vai aparecer no feed. Para as marcas vai ser aquele samba do crioulo doido pra fazer com que os seguidores recebam seu conteúdo.”

Com a palavra, o Instagram

O pessoal do Instagram me explicou que atualmente a timeline não possui qualquer tipo de algoritmo para determinar quais fotos aparecem. Mesmo com os anúncios que vão começar a aparecer, isso não muda. Vai funcionar de maneira muito similar ao Twitter: se você segue alguém, o conteúdo daquela arroba sempre vai te impactar, mesmo que apareçam propagandas no meio.

É simples assim, segundo a equipe de comunicação.

Notificações

Recurso de notificações avisa quando alguém publicou uma nova foto (só isso)
Recurso de notificações avisa quando alguém publicou uma nova foto (só isso)

Em relação ao recurso de exibir notificações sobre novas fotos de pessoas que você segue, funciona também de maneira bastante similar ao Facebook com o recurso de melhores amigos. Uma vez que você habilita a função, uma mensagem pipocará quando alguém publicar uma nova imagem. É mais uma maneira de stalk… digo, de ficar inteirado das novidades sobre as pessoas que mais te interessam.

No meio publicitário existe uma discussão sobre quando o Instagram vai adotar algoritmos para determinar quais imagens aparecem na tela. Seria uma maneira de cobrar mais das marcas que querem exposição, como ocorre no Facebook. O boost post é alvo de muitas críticas na rede social, mas não há qualquer anúncio oficial sobre o uso de tecnologia similar no aplicativo de fotos.

Por ora, o Instagram continua como a gente já conhece, porém com alguns anúncios de marcas parceiras – mesmo que você não as siga. É o preço a se pagar por um serviço oferecido completamente de graça.

Vale lembrar que o Brasil tem a segunda maior comunidade no Instagram. Ao todo, o app tem 300 milhões de usuários no planeta. Não temos dados específicos sobre a sua adoção no país.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados