Uma câmera ao vivo conta quantos ciclistas passam nesta avenida de São Paulo

Código-fonte em C++ do contador de ciclistas foi disponibilizado para qualquer um ajudar no projeto

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Prefeitura de São Paulo está construindo centenas de quilômetros de ciclovias pela cidade. Parte da população é contra a ideia: um dos argumentos é que as faixas são pouco usadas. Para tentar mudar esse pensamento, o LabProdam (Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo) instalou uma câmera na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste, que conta em tempo real quantos ciclistas passam pela via.

Às 8h10 desta sexta-feira (10), 235 ciclistas haviam pedalado pela ciclovia da Faria Lima. Enquanto escrevo este parágrafo, às 12h10, o número aumentou em mais de seiscentos, para 837 ciclistas. De acordo com o LabProdam, como o projeto está em fase de experimentação, podem haver problemas técnicos na contagem; durante os minutos em que acompanhei o vídeo, o contador pareceu ser bem preciso.

O contador funciona por meio de um software desenvolvido em C++ que, com a ajuda da biblioteca OpenCV (Open Source Computer Vision Library), consegue detectar o que é estático (como as árvores, a avenida e a própria ciclovia) e o que é dinâmico (carros, ônibus e ciclistas, por exemplo). O algoritmo identifica quando algo com as dimensões e velocidade de um ciclista passa especificamente pela ciclovia e faz a contagem.

Um ponto legal é que a Prefeitura liberou o código-fonte do software para que qualquer cidadão possa colaborar com o projeto. Com uma câmera barata e conhecimentos em programação, é possível instalar um contador próprio na janela de casa, por exemplo, e transmiti-lo pela internet. No futuro, a ideia é criar um serviço web que reúna os dados captados pelas câmeras.

Você pode estudar o código-fonte do Contador de Ciclistas e ajudar no desenvolvimento por meio deste projeto do GitHub.

A promessa do prefeito Fernando Haddad (PT) é construir 400 km de ciclovias na cidade de São Paulo até o final de 2015. Até agora, já foram entregues 235,3 km. O custo total das obras está estimado em R$ 80 milhões.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados