Início » Arquivos » Ciência » Uma câmera ao vivo conta quantos ciclistas passam nesta avenida de São Paulo

Uma câmera ao vivo conta quantos ciclistas passam nesta avenida de São Paulo

Código-fonte em C++ do contador de ciclistas foi disponibilizado para qualquer um ajudar no projeto

Paulo Higa Por

A Prefeitura de São Paulo está construindo centenas de quilômetros de ciclovias pela cidade. Parte da população é contra a ideia: um dos argumentos é que as faixas são pouco usadas. Para tentar mudar esse pensamento, o LabProdam (Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo) instalou uma câmera na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste, que conta em tempo real quantos ciclistas passam pela via.

Às 8h10 desta sexta-feira (10), 235 ciclistas haviam pedalado pela ciclovia da Faria Lima. Enquanto escrevo este parágrafo, às 12h10, o número aumentou em mais de seiscentos, para 837 ciclistas. De acordo com o LabProdam, como o projeto está em fase de experimentação, podem haver problemas técnicos na contagem; durante os minutos em que acompanhei o vídeo, o contador pareceu ser bem preciso.

ciclistas-contador

O contador funciona por meio de um software desenvolvido em C++ que, com a ajuda da biblioteca OpenCV (Open Source Computer Vision Library), consegue detectar o que é estático (como as árvores, a avenida e a própria ciclovia) e o que é dinâmico (carros, ônibus e ciclistas, por exemplo). O algoritmo identifica quando algo com as dimensões e velocidade de um ciclista passa especificamente pela ciclovia e faz a contagem.

Um ponto legal é que a Prefeitura liberou o código-fonte do software para que qualquer cidadão possa colaborar com o projeto. Com uma câmera barata e conhecimentos em programação, é possível instalar um contador próprio na janela de casa, por exemplo, e transmiti-lo pela internet. No futuro, a ideia é criar um serviço web que reúna os dados captados pelas câmeras.

Você pode estudar o código-fonte do Contador de Ciclistas e ajudar no desenvolvimento por meio deste projeto do GitHub.

A promessa do prefeito Fernando Haddad (PT) é construir 400 km de ciclovias na cidade de São Paulo até o final de 2015. Até agora, já foram entregues 235,3 km. O custo total das obras está estimado em R$ 80 milhões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Disneyg
Pior que eu passei na mesma avenida domingo e aconteceu também vi isso
Tiago Celestino
Pega o código e implementa, ou pelo menos vai lá no github e abre um "issues" para a galera. ;)
Gabs
Hoje eu estava andando na Avenida Joaquina ramalho, uma avenida gigante com ciclovia, e pela primeira vez eu vi um ciclista!!! Só que ele estava na faixa dos carros porque a ciclovia é horrível ;)
Guilherme C.
Faz anos que não vejo mulheres grávidas, então não existe mais mulheres grávidas no mundo.
Theo Queiroz
Outra coisa que percebi: nos minutos que passei assistindo a transmissão, duas pessoas apareceram sem bicicletas (uma de patins e outra de skate) e o contador não foi acionado. Acho interessante colocar essas pessoas na contagem, já que elas também são beneficiadas pelas ciclovias.
daniel
Você passa o dia inteiro nessas ciclofaixas? Como você não acredita se tem vídeo rolando ao vivo?
Antony
Até porque o objetivo é burlar o sistema, não realizar um pesquisa séria.
Vanderlei Gomes Fotografia
Sinceramente não acredito nesses números pq sempre vejo vazia ou pegaram a unica que anda alguém.
Romer
É bem maior, vi agora dois ciclistas passando lado a lado na mesma direção e só contou 1. Isso é tolerável visto que para o algoritmo em OpenCV em um pouco difícil treinar o experimento para detectar estes casos específicos. Espero que a galera vá ajudando via Git Hub. A tendência é melhorar
Sergio Fagundes
Faz um mutirão de gente com bike e começa a passar no mesmo ponto, só sai da área vista pela câmera, faz meia volta e passa de novo.
Thiago Sabaia
isso acontece pois ele só conta para uma direção, se o cara tiver na contra mão não vai contar.
Rafael Machado de Souza
então dá pra ter uma ideia que o numero de ciclistas é realmente maior do que o software consegue capturar
Raul Baldner Junior
Acabei de ver um ciclista cruzar com outro exatamente em cima da área que estão monitorando. Contou 1x só, pra direita...
Wesley
Quote: "um dos argumentos é que as faixas são pouco usadas". O pessoal quer que, assim que a ciclovias são instaladas, milhares de pessoas já tirem as bicicletas das casas e comecem a pedalar. Não é bem assim, tem que haver adaptação das empresas também, etc... Eu acho que com o passar do tempo, o número de pessoas que utilizam as ciclovias vai subir e muito, assim que muitos começarem a notar as vantagens. E espero que elas também sejam mais utilizadas, assim como melhores implementadas.