Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Facebook lança ferramenta que relembra usuário de posts nos anos anteriores

Facebook lança ferramenta que relembra usuário de posts nos anos anteriores

Emerson Alecrim Por

O Facebook anunciou nesta terça-feira (24) uma ferramenta chamada On This Day que permite ao usuário “voltar no tempo”: com ela, é possível visualizar rapidamente publicações na rede social feitas na data atual, só que em anos anteriores.

On This Day

Estamos falando, na verdade, de um “relançamento”: o Facebook testou uma funcionalidade similar em 2011, mas desistiu dela algum tempo depois por razões que não ficaram claras.

A popularidade de ferramentas com propostas similares pode ter estimulado a companhia a apostar novamente na ideia. O Timehop é, atualmente, a opção mais conhecida: com o serviço, o usuário pode consultar conteúdo publicado anos atrás em redes sociais como Twitter, Instagram e o próprio Facebook.

Pelo menos na fase atual, o On This Day permite que somente o dono visualize postagem passadas. É uma decisão coerente: uma lembrança pode ser puramente nostálgica, mas talvez você não queira que seus amigos relembrem outras (como os acontecimentos da categoria “meu passado me condena”).

De qualquer forma, há a opção de compartilhar as publicações relembradas. Ou apagá-las, se a situação exigir.

On This Day

Como quase sempre faz, o Facebook está implementando o recurso aos poucos, começando pelas contas de usuários nos Estados Unidos. Os demais receberão a funcionalidade no decorrer das próximas semanas.

Você saberá que a novidade já está disponível se encontrar a opção On This Day ou equivalente no menu principal do Facebook (tanto nas versões móveis quanto para desktop). Também há um endereço direto: facebook.com/onthisday – se o link não funcionar, é sinal de que você deve continuar aguardando.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antônio Cesar Moraes
:)
Raul Baldner Junior
o meu também!
Dante Marchi
Aquela postagem com a ex sendo relembrada... na frente da atual... "culpa do face"
Thiago
No aplicativo para o celular (android) uma vez apareceu para mim logo no começo da página, mas foi um dia somente
Abner Santana
Verdade, eu li sobre isso no final de 2014 e tenho usado desde então.
Eduardo Barros
Mas já não tinha essa ferramenta?
Antônio Cesar Moraes
O meu funcionou. Interessante!