On This Day

O Facebook anunciou nesta terça-feira (24) uma ferramenta chamada On This Day que permite ao usuário “voltar no tempo”: com ela, é possível visualizar rapidamente publicações na rede social feitas na data atual, só que em anos anteriores.

Estamos falando, na verdade, de um “relançamento”: o Facebook testou uma funcionalidade similar em 2011, mas desistiu dela algum tempo depois por razões que não ficaram claras.

A popularidade de ferramentas com propostas similares pode ter estimulado a companhia a apostar novamente na ideia. O Timehop é, atualmente, a opção mais conhecida: com o serviço, o usuário pode consultar conteúdo publicado anos atrás em redes sociais como Twitter, Instagram e o próprio Facebook.

Pelo menos na fase atual, o On This Day permite que somente o dono visualize postagem passadas. É uma decisão coerente: uma lembrança pode ser puramente nostálgica, mas talvez você não queira que seus amigos relembrem outras (como os acontecimentos da categoria “meu passado me condena”).

De qualquer forma, há a opção de compartilhar as publicações relembradas. Ou apagá-las, se a situação exigir.

On This Day

Como quase sempre faz, o Facebook está implementando o recurso aos poucos, começando pelas contas de usuários nos Estados Unidos. Os demais receberão a funcionalidade no decorrer das próximas semanas.

Você saberá que a novidade já está disponível se encontrar a opção On This Day ou equivalente no menu principal do Facebook (tanto nas versões móveis quanto para desktop). Também há um endereço direto: facebook.com/onthisday – se o link não funcionar, é sinal de que você deve continuar aguardando.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados