Início » Arquivos » Telecomunicações » As operadoras brasileiras mais rápidas no 4G

As operadoras brasileiras mais rápidas no 4G

Em um ano, a velocidade média do 4G brasileiro despencou de 21 Mb/s para 11 Mb/s

Paulo Higa Por

Antena de telefonia móvel

A OpenSignal, organização que usa apps de Android e iPhone para analisar conexões móveis, publicou uma nova edição do State of LTE, relatório que mostra as condições das redes 4G no mundo. Em um ano, o Brasil despencou no ranking de velocidade média. A Claro, que chegou a ter o 4G mais rápido do mundo, agora não aparece nem entre as 30 operadoras mais velozes.

Nossas redes 4G eram relativamente novas no segundo semestre de 2013, quando o relatório anterior foi feito. Hoje, com mais smartphones 4G em funcionamento no país, parece que a estrutura não acompanhou a demanda. Em 2013, a velocidade média do 4G no Brasil era de 21 Mb/s, a terceira maior do mundo. Entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, a taxa caiu para 11 Mb/s.

4g-mais-rapido

No ranking de velocidade média, o Brasil está atrás das vizinhas Argentina (15 Mb/s) e Colômbia (12 Mb/s). A Espanha é o país com a maior velocidade média de 4G (18 Mb/s) e também abriga a operadora com o 4G mais rápido do mundo: a Vodafone, com 25,5 Mb/s. Olhando pelo lado positivo, o Brasil continua na frente do Japão (9 Mb/s) e Estados Unidos (7 Mb/s), onde as redes 4G estão em funcionamento há mais tempo.

No Brasil, a operadora com o 4G mais rápido é a Claro, enquanto a Vivo tem a pior velocidade média. Este é o ranking:

  1. Claro: 12,86 Mb/s
  2. Oi: 11,84 Mb/s
  3. TIM: 6,03 Mb/s
  4. Vivo: 5,54 Mb/s

As operadoras brasileiras possuem quase o mesmo nível de cobertura, com pequena vantagem para a TIM, que conseguiu manter seus clientes conectados ao 4G em 45,7% do tempo. Ela é seguida pela Vivo (44,1%), Claro (42,1%) e Oi (41,9%). Os números são ruins quando comparados com a média de países como Coreia do Sul e Japão, onde os usuários ficam 95% e 86% do tempo conectados a uma rede 4G, respectivamente.

Você pode ler o relatório completo na página da OpenSignal nesta página. A edição do ano passado pode ser vista aqui.

Com informações: Gizmodo Brasil, VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flávio Percontini
Olá Leonardo! Por favor, me diz uma coisa: a velocidade do 4G da Oi é boa? Já mediu a velocidade? Dá quantos Mbps? Estou pensando em trocar de operadora e estou fazendo pesquisa de velocidade aqui em Salvador. Abraço!
Marcelo Almeida
A Claro tem investido pesado em sua rede de dados (separada da rede de voz) e hoje, colhe os bons resultados disso, mas fato é que as 4 maiores operadoras de serviços móveis do Braisl ainda parecem confusas e suspeitas quando o assunto é criar produtos que sejam "usáveis" para seus clientes, a um custo justo. Elas tem grandes diferenças entre seus planos, como se cada uma trabalhasse em um nicho de mercado específico... Outra coisa que não posso me furtar de lembrar é o caso da Vivo... Ela sempre foi referência de bons produtos e serviços, mas com maior custo, o que pagava a qualidade... Porém, seus concorrentes Oi, Claro e TIM, nunca se preocuparam em entregar bons níveis de serviço, oferecendo qualquer coisa a custo baixo (pensamento de empresa estrangeira que opera no Brasil: Dá qualquer coisa a um preço baixo e o povaréu vai atacar !)... Isso foi ruim para a Vivo, que não viu outra saída a não ser abaixar sua qualidade... Ficou péssimo o serviço da Vivo (muito parecido com seus concorrentes)... ligações que caem, Internet precária... E aí vc pergunta ? E a Anatel ? Não deveria fiscalizar isso tudo ? Sim, deveria, mas pq não o faz ? Pq as concessionárias de telecom são as campeãs de reclamação no Procon ? tem algo errado aí !
Emanuel Schott
Não uso 4G, disse isso por queixas que fizeram a alguns meses. Bom saber que não tá limitando mais a velocidade.
Guest
Inicialmente quando não havia franquia no TIM beta, a velocidade era limitada a 1Mbps. Agora a velocidade chega até 50Mpbs mas com uma franquia diária de 100Mb. Ainda acho que vale a pena, visto que na condição de Beta Lab essa navegação sai a R$0,30 o dia.
Johnny Silva
Uso mais de 160GB por mês da claro e não tenho nada a reclamar .
Jonas Wander
Tenho um tim beta e no 3G bate 5 Mbps. Não sei dizer o 4G
Félix
A velocidade em si até que não é ruim, mas o limite da franquia é uma piada de mau gosto.
Lídison Santos
Meu celular 4G é da Oi pré pago. E a Oi não disponibiliza 4G para plano pré pago. Então o 4G do meu telefone fica de enfeite... Mas mesmo se tivesse, a oi tem plano diário de 10 MB. O que é isso pra uma tecnologia 4G? Nada. Então é melhor ficar no 3G fantasia mesmo.
loumier27
A qualidade da Internet móvel caiu muito de 2013 pra cá. Em 2013, quando eu tinha um plano 3G na Vivo, o sinal e a velocidade eram ótimos, nunca caia e a velocidade era constante. Hoje uso a Vivo em um plano 4G e as ligações caem constantemente, raramente se conecta ao 4G e às vezes mesmo no 4G é lenta.
Marcvs Antonivs
''Mais rápidas''...Não seria ''menos vagarosas''?
Rods
Moro em São Paulo / região Jardins, o 4G da Claro é bom em velocidade, mas é muito instável. Todo instante [MODO AVIÃO = ON] / [MODO AVIÃO = OFF]
Sergio Fagundes
Como eu disse... 4g apenas nas capitais, pois AQUI NEM 3G FUNCIONA DIREITO.
Kim Pegorini
Sergio, o 4G, por enquanto, só ta disponivel em grandes cidades (ou cidades proximas aos grandes centros).. a Minha cidade (Pelotas), fica no interior do RS, tem pouco mais de 300mil habitantes, então deve receber 4G até o fim desse ano (já que o comunicado oficial é que cidades com mais de 200mil habitantes receberão sinal 4G até o fim de 2015 :)
Gustavo Souza
Realmente a vivo nao esta limitando mais, aqui pelo menos consigo 53DOWN E 22UP
Minatonami
Tim beta
Exibir mais comentários