Uma das atrações prometidas para o Windows 10 é a Cortana, que já mostra o que é capaz de fazer no Windows Phone. Mas a Microsoft pode estar querendo fazê-la ultrapassar os muros de seus sistemas: segundo a Reuters, a companhia está preparando a assistente de voz para desembarcar no iOS e no Android.

O veículo entrevistou Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research. O pesquisador explicou que a companhia está trabalhando em um projeto de inteligência artificial de codinome Einstein que deve culminar em uma versão mais avançada da Cortana (ou, eventualmente, em um assistente sucessor).

Horvitz não disse nada sobre a chegada da Cortana em outras plataformas, mas fontes próximas à companhia afirmaram à Reuters que o projeto também tem ligação com uma versão independente da Cortana que deve funcionar em tablets e smartphones com iOS ou Android.

A ideia, se levada adiante, se juntará à proposta multiplataforma do Office como prova da mudança de rumos que a administração de Satya Nadella está promovendo na Microsoft.

Cortana

Até agora, os assistentes – Siri no iOS e Google Now no Android (embora também disponível na plataforma da Apple) – aparecem como destaques de cada plataforma. A Microsoft também segue por esse caminho, mas se sair, estará mostrando que prefere mesmo ter um ecossistema de serviços universal do que apenas tentar levar o Windows para o maior número de equipamentos possível.

Não está claro o que exatamente a versão mais avançada da Cortana poderá fazer, mas Horvitz deu pistas: o nome do projeto é inspirado na pesquisa que relaciona tempo e espaço que Albert Einstein desenvolveu.

A Cortana teria, portanto, a missão de entender onde, quando e o que o usuário pretende fazer para se antecipar quando necessário. Assim, a assistente conseguiria informar com mais precisão, por exemplo, o caminho que a pessoa deve seguir para desviar de um congestionamento ou qual o status de um voo.

É óbvio que a Microsoft não está sozinha nessa missão – os cards do Google Now estão aí como exemplo. Se a Cortana chegar mesmo ao iOS e ao Android, deveremos ter uma disputa bastante interessante, portanto.

A Microsoft ainda não confirmou o plano. Mais detalhes sobre o assunto devem aparecer após o lançamento do Windows 10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley
Ta ai uma explicação boa. Pois por mais que eu entenda a liberação de programas como skype, office e outros não achava uma boa desculpa para a Cortana estar presente em outros sistemas mas realmente ela pode trazer mais visibilidade para o Bing e trazer mais usuarios para a Microsoft....
Walter Hugo Nishida Xavier da
Né. Esperando Denim até hoje aqui no 930 retail.
Marco Bruno Braga Neumann
Acho que de certa forma tudo isso é ótimo. Vou falar da forma nua e crua. Msm a Microsoft mandando bem em fazer tudo isso ela já cagou o pau com usuários do Windows mobile não só ela como outras empresas e plataformas. Se todo mundo vai pro Windows talvez a Google não ache viável investir em celulares (isso seria digamos impossível desbancar todas as empresas aliadas ao Google como sony, Samsung...) é bom assim temos que pensar no nosso software de cada dia pois se deixarmos tudo nas mãos da Microsoft teremos o grande risco de parar no tempo da tecnologia se não houver concorrência. Deixa como está msm cada um com seus problemas msm gostando muito da Microsoft digo "te vira":p
Luis Carlos Rodrigues
Então já ganhou meu voto...rs No Desktop já é certo...
Alan Alves
Vejo que a MS quer enfraquecer a Google no que ela tem de mais forte, que é o sistema de busca. A Cortana não é parte do WP, mas parte do Bing, gostem ou não, e ela vai ter a companhia do spartan, então vejo que a MS quer juntar estes três, Cortana, Spartan e Bing, para 'roubar" clientes da Google e IOS.
Alan Alves
Você acertou em cheio, na minha opinião. Completo dizendo que o WP 8.1 ainda não é completo como os concorrentes, por isso não haviam tantos fabricantes e por isso 'de repente", vários fabricantes anunciam o W10.
Alan Alves
O Office chega sempre primeiro ao Mac para depois chegar ao Windows. Eu só quero que o meu wp tenha as melhores coisas, se vai sair na concorrência, não me preocupe, pois sei que isso é uma briga de bilhões, mas entendo as implicações negativas disso tudo. Estou muito feliz com meu 930. Quase um escritório móvel.
Igor Costa
Ótimo aparelho. :-)
Alan Alves
Concordo com você e tenho uma análise. O Windows é o atual tecido da realidade quando se trata de tecnologia, mas que estava prestes a perder o posto para o Mobile. Com o Satya, não importa qual será o tecido da realidade(Android, IOS ou W10 Mobile), desde que estejam acessando por um serviço da MS. Prevwjo produtos fantásticos e uma nova realidade, com a MS dominando.
Marcos Tony Lehmann
Android. Moto G 2ª geração.
Vitor Mikaelson
Ao menos no WP ela funciona offline.
Eduardo o Guimaraens
se falar português
Igor Costa
Compreendo e concordo com tudo que você disse. E sobre essas coisas, eu vivencio diariamente. E não apenas com Windows (Phone), mas com Android também. Só que como faz tempo que não a plataforma do Google, acabo tendo que procurar na hora. Enfim... Estou na expectativa/esperança do Windows ser um divisor de águas para a plataforma móvel da Microsoft. Não necessariamente de ganhar mercado, mas de ganhar mais recursos e conseguir ganhar mais atenção dos desenvolvedores com os aplicativos universais. Só por curiosidade, qual plataforma você utiliza atualmente?
carol mascarenhas
Eu acho que ela pode chegar ao segundo sistema operacional de smartphones do mundo, com o lançamento oficial do windows 10. O Windows 10 tem uma capacidade maravilhosa, sem contar que com esse upgrade de graça, tá algo super foda. Mas continuo achando que se o pessoal que usar o Windows 10 e gostar da Cortana, eles vão querer um Lumia. Acho que a Microsoft deveria deixar a Cortana só pra WP mesmo, porque esse seria um baita diferencial. Pra mim, não é só a interface que diferencia um sistema do outro, e sim seus recursos e funcionalidades. Eu acredito, que a Cortana seja uma funcionalidade, que irão fazer uma boa parte de usuários de iOs e Android, migrarem pro Windows Phone. Entendo esse quesito da MS querer atingir uma boa parte dos usuários e querer mais dinheiro e tal, se assim podemos dizer fazendo isso, mas seria um bom tiro no pé. Defendo a ideia de que a MS deveria deixar a Cortana exclusiva do WP.
Vinícius
Cara, concordo em tudo! Ela tem muita tecnologia pra mostrar
Exibir mais comentários