Como você pode constatar aqui, o Twitter vive implementando ou modificando características em sua rede social para atrair e manter usuários. As últimas mudanças acabaram de ser implementadas, mas, desta vez, com um objetivo mais nobre: combater o chamado “revenge porn” e outras formas de violência moral ou violação de privacidade.

O “revenge porn” (em tradução livre, “pornografia de vingança”) é um problema antigo, mas que vem ganhando força em várias redes sociais. O termo se refere à exposição não autorizada de fotos e vídeos íntimas de pessoas como forma de retaliação ou intimidação a elas. Na maioria dos casos, as vítimas são mulheres.

Para impedir a divulgação de conteúdo do tipo em sua rede, o Twitter atualizou seus termos de uso. Com as novas regras, o usuário “não pode publicar fotos íntimas ou vídeos que tenham sido feitos ou distribuídos sem o consentimento da pessoa que aparece neles”.

Twitter

Caso o usuário publique conteúdo do tipo (assim como outros materiais que ferem as condições de uso do Twitter), poderá ter a sua conta bloqueada. A medida vale inclusive para o participante que redistribuir material ilegal – a partir de retweets, por exemplo.

O Twitter afirma ainda que, se identificados como tal, perfis criados para substituir contas suspensas também serão banidos.

Essa não é a única medida. No início da semana, o Twitter modificou formulários e ferramentas de denúncias de abusos para tornar esse tipo de procedimento mais fácil e, ao mesmo tempo, agilizar a apuração dos casos.

Tamanha dedicação ao assunto já era esperada. Em fevereiro, o CEO do Twitter Dick Costolo enviou memorandos aos seus funcionários reconhecendo a necessidade de uma nova postura frente às denúncias: “nós somos péssimos ao lidar com abusos e trolls na plataforma, e temos sido assim durante anos”.

As novas condições de uso já estão em vigor, valendo para usuários de todo o mundo.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Amelotti Portela
Putz.. achei ter lido Dick Consolo... kkkkk
jairo
Boa medida " educadora" , espero que vingue.