Início / Arquivos / Computador /

Este é o novo Chromebook Pixel: USB-C, 2560×1700 pixels e até 16 GB de RAM (para quê?)

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

chromebook-pixel

O Google anunciou nesta quarta-feira (11) o novo Chromebook Pixel, segunda versão do notebook com tela de altíssima definição que roda Chrome OS. A nova máquina continua com o touchscreen de 12,85 polegadas com resolução de 2560×1700 pixels, mas ganhou mudanças no hardware para ficar mais potente: tem até um modelo com absurdos 16 GB de RAM!

O modelo “básico” do Chromebook Pixel será vendido por US$ 999, o que parece bem caro para uma máquina com Chrome OS, mesmo com o belo conjunto de hardware. Ele possui processador Core i5 de 2,2 GHz, 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, pesando apenas 1,5 kg.

Se isso não for suficiente, também há o Chromebook Pixel LS, por US$ 1.299: o processador sobe para um Core i7 de 2,4 GHz, a RAM dobra para 16 GB e o espaço para guardar arquivos localmente será de 64 GB. Mas para que serve tanto processamento numa máquina que só vai rodar um sistema operacional com navegador? É uma boa pergunta. Talvez os desenvolvedores encontrem alguma resposta em breve.

chromebook-pixel-lateral

chromebook-pixel-lateral-2

Tirando o fator preço, a máquina em si é muito interessante. Ela traz duas portas USB tipo C, que servem para tudo, inclusive para transferir dados com velocidade de até 5 Gb/s, transmitir vídeo em 4K ou conectar um carregador com potência de até 60 W. Mas o Google não fez como o novo MacBook: colocou outras duas portas USB 3.0 de tamanho convencional e um leitor de cartões microSD também.

O Chromebook Pixel pode ser comprado na Google Store, por enquanto apenas nos Estados Unidos. Algumas publicações norte-americanas já publicaram o review da máquina, e no geral a opinião é a esperada: um notebook bem construído, com tela excelente e boa duração de bateria — o Google promete até 12 horas. Mas… para quem é esse notebook mesmo?