App Store - instável

Esta quarta-feira (11) está sendo complicada para Apple. Desde as primeiras horas do dia, vários serviços da companhia vêm apresentando instabilidade, especialmente a iTunes Store e a App Store.

O problema é intermitente, mas de modo geral, tem impedido downloads ou atualizações de aplicativos, assim como aquisição de conteúdo nas plataformas iOS e OS X. Há relatos de dificuldades de acesso a esses serviços em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

A Apple vem se manifestando discretamente sobre o problema na página que mostra o status de seus serviços. Ainda assim, fez a primeira atualização várias horas depois dos relatos iniciais sobre a falha.

Serviços Apple - status

No momento da publicação deste post, a página de status mostrava que os serviços App Store, Mac App Store, iTunes Store e iBooks Store estavam indisponíveis para a maioria dos usuários. No entanto, também há relatos de problemas em serviços como iCloud Mail e iTunes Connect, embora em menor escala.

A falha parece estar afetando até mesmo algumas lojas da empresa. Via Twitter, um rapaz chamado Nathan Ziabek enviou uma foto a um redator do The Next Web mostrando funcionários de uma Apple Store no Reino Unido usando máquinas de cartão de crédito antigas. O motivo? Uma aparente dificuldade de acessar dados cadastrais de clientes.

@brokenbottleboy Never thought I would see one of these old school card machines in the Apple Store in B’ham, UK! 😕 pic.twitter.com/fj0i9jOu7I

— Nathan Ziabek (@NathanJozef) March 11, 2015

Não há, até o momento, pronunciamento oficial sobre o problema, mas à CNBC a Apple enviou a seguinte nota (em tradução livre):

“Pedimos desculpas aos nossos clientes que estão tendo problemas com o iTunes e outros serviços desde esta manhã. A causa foi um erro interno de DNS na Apple. Estamos trabalhando para disponibilizar todos os serviços aos clientes o mais rápido possível. Agradecemos a todos pela paciência”.

Atualizaremos este post caso tenhamos mais detalhes sobre o problema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados