Que uma atualização do Android estava a caminho não é novidade. Só faltava a confirmação oficial. Pois aí está ela: o Google lançou recentemente o Android 5.1, que continua ostentando o codinome Lollipop. Entre as novidades da versão estão o suporte a múltiplos SIM cards e a ligações com áudio em alta definição.

Android Lollipop

A versão 5.1 existe pelo menos desde o início de fevereiro, mas até então estava limitada aos aparelhos que fazem parte do Android One, projeto que visa ampliar o acesso a smartphones em alguns países emergentes com a oferta de unidades de baixo custo.

O uso de dois chips no mesmo aparelho é bastante comum nesses lugares, mas também vem ganhando adeptos em países desenvolvidos. Não é de se estranhar, portanto, que o Google tenha dado atenção a esse aspecto.

É claro que dispositivos Android com dual-SIM existem aos montes, mas a implementação desse recurso é, na maior parte das etapas, fruto de esforços de desenvolvimento dos fabricantes. Com o suporte oficial, essa tarefa fica mais fácil; para o usuário, o gerenciamento dos SIM cards se torna um procedimento padronizado.

Por sua vez, o suporte a áudio em alta definição (Voice HD) vem para atender a aplicações como o VoLTE (Voice over LTE), que explora a velocidade de redes 4G para propiciar serviços de voz com qualidade sonora superior nos aparelhos compatíveis (é o caso do Nexus 6). A Verizon é uma das primeiras companhias a explorar esse serviço.

Outro recurso interessante é o Device Protection, que se encarrega de bloquear um smartphone ou tablet roubado ou perdido até que o dono faça login no dispositivo com sua conta no Google. Nem a redefinição das configurações de fábrica é capaz de remover a proteção. O recurso, no entanto, só deverá estar disponível em aparelhos já distribuídos com o Android 5.1, assim como nos modelos Nexus 6 e Nexus 9 (após o update, obviamente).

Android 5.1 - principais características

Correções de bugs, ajustes de performance e pequenas melhorias funcionais também estão disponíveis no Android 5.1, como não poderia deixar de ser. Uma delas permite ativar e desativar serviços Wi-Fi ou Bluetooth já nas configurações de acesso rápido, por exemplo.

Como de hábito, a atualização está disponível inicialmente para modelos da linha Nexus, começando pelas unidades vendidas nos Estados Unidos. Ainda não há confirmação em relação a aparelhos de outros fabricantes, embora seja de se esperar que dispositivos anunciados recentemente, como o Galaxy S6, também ganhem a nova versão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados