Início / Arquivos / Internet /

Google decide encerrar serviço de busca na China

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A relação do Google com o governo chinês azeda cada vez mais. De acordo com o Financial Times, um dos principais diários econômicos do mundo, a gigante das buscas está decidida a “descontinuar” (jargão do mercado para “finalizar”) o serviço de buscas que opera no endereço Google.cn.

“Uma pessoal familiar com o pensamento da empresa”, nas palavras do FT, chegou a dizer que a certeza do Google de encerrar a busca chinesa já é de 99,9%. A censura imposta pela ditadura china aos serviços de busca seria um dos motivos que levam o Google a querer sair do país. Além disso, a empresa suspeita de que ciberataques orquestrados por autoridades chinesas contra contas do Gmail usadas por ativistas dos direitos humanos.

O fechamento da busca chinesa deve levar ainda algum tempo para acontecer, pois o Google quer continuar com as demais operações que mantém naquele país (como a que vende anúncios do Google.com a chineses). Também há a necessidade de proteger funcionários envolvidos nessa situação, para que não sofram retaliação do governo.

Essa é uma atitude corajosa, pois o Google tem atualmente 30% do mercado de buscas chinês.  No entanto, não pode ser encarada como um martírio, porque já é sabido que outro motivo que faz o Google não se importar tanto para a busca chinesa são os rendimentos financeiro sem grande relevância que a empresa consegue por lá.

[via Financial Times]