Intel anuncia chips Atom x3, x5 e x7 para dispositivos móveis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Atom x3

Na semana passada, a Intel confirmou a adoção dos nomes x3, x5 e x7 para facilitar a distinção dos processadores Atom e prometeu anunciar os primeiros modelos com as novas denominações no Mobile World Congress. Pois bem, a companhia cumpriu a promessa nesta segunda-feira (2).

Todos os novos chips são direcionados a dispositivos móveis. As unidades x3, até então conhecidas pelo codinome SoFIA, são as mais básicas da turma, se destinando a aparelhos de custo baixo a intermediário.

Há três modelos, todos de 64 bits e com tecnologia de fabricação de 28 nanômetros. O Atom x3-C3130 é um dual-core de 1 GHz e GPU Mali 400. O Atom x3-3230RK vem com quatro núcleos, clock de 1,2 GHz e GPU Mali 450. O Atom x3-C3440 aparece como o mais avançado: trata-se de um quad-core de 1,4 GHz com GPU Mali T720, LTE e NFC.

Tabela: Atom x3

Esses os chips vêm ainda com suporte a 3G, Wi-Fi, Bluetooth e consumo de energia mais otimizado em relação aos processadores Atom atuais (característica também presente nas unidades x5 e x7), embora a Intel não tenha dado mais informações sobre esse assunto.

Um detalhe chamativo é a inclusão das GPUs Mali, desenvolvidas originalmente pela ARM. A explicação vem de Aicha Evans, diretora de engenharia da Intel: em 2011, a companhia adquiriu a Infineon Technologies e, com isso, “herdou” desta uma licença de uso das tecnologias Mali.

Outro aspecto curioso é que a Intel decidiu terceirizar a produção dos processadores x3: essa tarefa caberá à TSMC.

A linha x5, voltada a smartphones e tablets de categorias mais avançadas, contará inicialmente com dois modelos. Um é o chip x5-8300, que possui quatro núcleos, frequência de 1,84 GHz e GPU Intel HD Graphics de oitava geração com 500 MHz e 12 unidades de execução. O processador x5-8500 é parecido, mas difere pelo clock de 2,24 GHz e pela GPU de 600 MHz.

Baseados na plataforma Cherry Trail, todos os x5 possuem 64 bits e tecnologia de fabricação de 14 nanômetros, além de, entre outras características, suporte a LTE, NFC e USB 3.0.

Tabela: Atom x5 e x7

Até o momento figurando como único representante do segmento x7, o quad-core x7-8700, desenvolvido para aparelhos topo de linha, é igualmente baseado na plataforma Cherry Trail. Assim, o modelo também possui 64 bits e tecnologia de 14 nanômetros.

GPU Intel HD Graphics de oitava geração com 600 MHz e 16 unidades de execução faz parte do pacote, assim como o suporte a LTE, NFC e USB 3.0.

Os primeiros dispositivos equipados com os novos processadores Atom devem ser lançados no segundo semestre, com os chips x3 aparecendo predominantemente na Ásia. Fabricantes como Asus, Acer e Lenovo já fecharam acordos com a Intel para utilizar as novidades.

Com informações: Arts Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados