Google Play

Toda vez que uma venda é feita na loja do Android, o Google recebe uma parte do valor pago. Mas, em breve, a empresa terá uma nova fonte de receita com o serviço: o Google Play começará a exibir anúncios publicitários nos resultados das buscas.

Até certo ponto, a ideia funciona de maneira semelhante às pesquisas do Google Search. Quando você busca algo no serviço, muitas vezes as páginas de resultados exibem links patrocinados relacionados ao termo pesquisado no topo, antes de todo o conteúdo orgânico.

No Google Play, a publicidade também aparecerá destacada na parte superior dos resultados, se limitando à área de apps, a princípio.

google-play-ad-example

A iniciativa não chega a surpreender, afinal, o Google é uma empresa que depende quase que exclusivamente de publicidade – pelo menos 90% da receita da companhia vem dessa fonte.

Por outro lado, a ideia chega acompanhada de desconfiança. Como o Google Play tem centenas de milhares de itens em seu acervo, o anúncio publicitário é uma forma de destacar um app nesse universo. O problema é que a opção pode aumentar os custos dos desenvolvedores.

Outra preocupação vem dos pequenos estúdios de desenvolvimento. Só a King Digital gastou mais de US$ 150 milhões em 2014 para promover franquias como Candy Crush. Como competir com empresas abastadas como essa?

Há ainda o temor de que o Google acabe não sendo criterioso o suficiente na aprovação dos anúncios e promova apps de qualidade duvidosa ou, em casos extremos, com finalidades maliciosas.

Talvez essas preocupações sejam a razão pela qual a empresa decidiu começar devagar. Os anúncios aparecerão no Google Play nas próximas semanas, mas, inicialmente, para uma quantidade discreta de usuários.

Com informações: Re/code

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados