Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Firefox ganha suporte ao HTTP/2

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Duas semanas após o Google anunciar suporte ao HTTP/2 no Chrome, a Mozilla segue pelo mesmo caminho: nesta terça-feira (24), a organização lançou o Firefox 36, versão que se destaca justamente pela compatibilidade com o novo protocolo.

A adoção do padrão em ambos os navegadores não é mera coincidência, tampouco uma “disputa” para decidir qual deles tem mais recursos. A versão final do HTTP/2 foi aprovada no último dia 18, portanto, nada mais natural que os principais browsers do mercado estivessem sendo preparados para suportar o protocolo prontamente.

Há boas razões para isso. O HTTP é o protocolo que serve como base para que o navegador acesse páginas na web. No entanto, a versão mais utilizada atualmente, a 1.1, foi lançada em 1999, razão pela qual não acompanha as necessidades de segurança e desempenho que temos hoje.

Firefox

O HTTP/2 foi desenvolvido para superar as limitações do HTTP/1.1 trazendo funções como cabeçalhos comprimidos, requisições e respostas paralelas na mesma conexão (o HTTP 1.1 obriga o uso de várias conexões ao mesmo tempo para atender a demandas simultâneas), priorização das solicitações mais importantes e a função server-push, que agiliza a conexão enviando ao navegador recursos que ainda não foram, mas serão solicitados. Explicamos as principais características aqui.

Além do suporte completo ao HTTP/2, o Firefox 36 vem com sincronização de sites fixados na página que é exibida quando uma aba vazia é aberta,  novo visual na versão para Android. Todas as novidades estão descritas aqui. Para baixar o navegador ou atualizá-lo (caso você não queira esperar pelo update automático), o link é este.

Com informações: The Next Web