O serviço de automatização de tarefas IFTTT anunciou três novos aplicativos para as plataformas Android e iOS: Do Button, Do Camera e Do Note. Todos seguem o modo de funcionamento do “app-mãe”, mas são mais simples e, como denotam seus nomes, focados em atividades específicas.

Para quem desconhece, o IFTTT possibilita a integração de recursos do sistema operacional com serviços online e apps diversos. O usuário pode montar as suas próprias “receitas” para automatizar tarefas sob determinadas circunstâncias ou mesclar informações de várias fontes na internet, por exemplo.

Apps Do

A quantidade de integrações possíveis é ampla – o IFTTT é compatível com mais de 50 serviços. Essa característica é uma grande vantagem, mas, para alguns usuários, pode tornar a ferramenta complexa demais. É para atender a esse público que os apps “Do” foram desenvolvidos.

O Do Button é um grande botão que, quando acionado, executa até três tarefas sequenciais definidas. A própria IFTTT dá um exemplo: você pode ajustar o ar condicionado para determinada temperatura a partir do Nest, guardar o registro do procedimento no Google Drive e, finalmente, ligar uma lâmpada Hue por meio do app correspondente.

Já o Do Camera realiza até três tarefas relacionadas a fotos, como registrar uma imagem, compartilhá-la no Twitter e guardá-la no Dropbox.

Por fim, o Do Note segue a mesma linha, mas em relação a textos. Dá para guardar um post no Evernote, enviar o conteúdo por email e marcar um lembrete relacionado no Google Calendar, por exemplo.

If Do

Como dá para notar, os três são aplicativos bem simples, mas podem ajudar usuários que realizam sequências curtas de tarefas com alguma regularidade.

Os esforços de simplificação também chegaram ao app principal, mas de uma maneira inesperada: a partir de hoje (19), o IFTTT passa a se chamar apenas IF, um nome muito mais fácil de pronunciar, embora menos marcante.

Você pode baixar todos os mencionados aplicativos nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maico Andrade
Achei a ideia de mudar o nome do serviço como melhor noticia!! AHehiuAHE Sempre tentava lembrar, como usuario turista do serviço, varrendo o gmail atras do cadastro.
jairo
Belo trabalho , parabéns.
Julliana Muniz
Tem também o Reactor, é tipo um GreaseMonkey só que pro Android.
Thiago
Tentei usar esse aplicativo mas nunca achei ele confiável... não executava tarefas... aí acabei focando tudo no Tasker
Schiavini
Ainda é mais simples que o Tasker, que em um sistema rooteado, faz milagres muito úteis.
Thiago Amelotti Portela
Não conhecia o "app-mãe".. que idéia interessante!