Se você mora numa cidade de médio ou grande porte, provavelmente tem pelo menos duas ou três opções de serviços de banda larga para escolher. No meu caso, são três: Vivo Speedy, NET Vírtua e Live TIM. Só que essa não é a realidade da maioria das cidades brasileiras: de acordo com uma pesquisa da Ovum, 57% delas são dominadas por apenas uma empresa.

Nós não estamos tão mal em número de conexões: segundo uma pesquisa do Ibope, 105,1 milhões de brasileiros acessaram a internet em 2013. O problema é que, além do fato de boa parte dessas pessoas terem apenas conexão discada, a distribuição da oferta dos serviços de banda larga ainda é muito desigual.

Fibra óptica

Em mais da metade das cidades brasileiras, que somadas possuem 42 milhões de habitantes, há apenas 500 mil conexões de banda larga fixa, segundo a Ovum — ou seja, a taxa de penetração nessas cidades é semelhante à média nacional de 10 anos atrás. A empresa chega a dizer que o mercado de banda larga é mais concentrado que a distribuição de renda no Brasil.

Para chegar a essa conclusão, a Ovum dividiu as cidades brasileiras em três grupos. O primeiro grupo, com taxas de penetração de banda larga fixa acima da média do país, reúne cidades que concentram 53% da população, 71% do PIB e 85% das conexões de banda larga. Por outro lado, o último grupo tem cidades com 22% da população e 8% da renda, mas apenas 2% de conexões banda larga.

Mesmo com a alta penetração de banda larga nas grandes cidades, as tecnologias e a velocidade das conexões continuam ultrapassadas: só 3% usam fibra até o armário ou residência, e apenas 15% possuem velocidades acima de 12 Mb/s. E olha que, em janeiro, a FCC determinou que uma conexão só pode ser chamada de banda larga nos Estados Unidos se alcançar pelo menos 25 Mb/s de download e 3 Mb/s de upload.

Onde você mora? Quais opções de banda larga estão disponíveis aí?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samuel Haddad

Aqui em SP, bairro de Itaquera tem a NET com 120MB e a Vivo com 2MB, os serviços da NET são péssimos, ou seja, há um monopólio nesse setor.

Luiz Fernando
Até hoje eu queria entender o porque da OI não oferecer planos de 10mb na minha localidade, sendo disponível apenas 5mb? É um absurdo, queria tanto saber quanto custa esses cabos. A Net éoutra, pois seus serviços do Virtua estão todos disponíveis a 500m da minha casa, enquanto isso tenho que me contentar com essa internet de 5mb da oi em pleno 2017
Henrique
Até hoje pleno 2017 não existe banda larga na minha casa, só rádio . . .
A????Ø?
8 mega parato no momento veio 58 conto que ver depois kkk antes 4 mega 71 ano passado
Atualizado JMix
https://uploads.disquscdn.com/images/9e1fd78a03d62e3d41f90a057f284fb7ff67e3779b5a1d7a56941cb6b6741255.gif No meu bairro tem a live tim e a Vivo Speedy, porem só essa porcaria de Speedy está disponível na minha rua. Que saco. Uso essa porcaria a anos. Antes 2 megas era bom de mas na Speedy agora está uma porcaria. Mina internet está uma merda. Esperando a tim live passar por aqui e já era vivo speedy. Como é difícil para o consumidor neste país.
Matheus Rodrigues
Sucesso jovem.
P. Romulo
Pow.... vlw cara... dois meses depois : ) Gratidão pela explicação, atenção e por compartilhar. Abs... sucesso!
Joaomanoel
Ah, sim. Recentemente a gama de fibra óptica até que está interessante no Brasil. Nos últimos anos empresas locais começaram a cabear cidades pequenas aqui do interior de SP (ambas com menos de 50 mil hab, uma até com 20 mil hab). É bom ver que a Vivo parou no tempo em alguns lugares hahahah. Espero q ela se mexa.
Henrique Alves
Eu moro na capital de sp... só que na zona leste que é esquecida pelo povo.... mas graças a deus a Live Tim chegou aqui e agora to com 50mb =D
Joaomanoel
Só por curiosidade: quantos habitantes tem na sua cidade? Mora mto afastado do centro?
Andre Pilet
Oi Velox Sempre abaixo do contratado vendendo 10mb entegando 5, Live Tim dentro do contratado entregando 35mb, não tem Net nem Vivo e estou dentro da capital fluminense. Imagine no interior...
Matheus Rodrigues
Um ano depois, vou deixar aqui a tabela de ruido e atenuação "ideais" aqui, mas agora você vai entender que quanto mais longe da "central/caixa" menor a velocidade, regra da resistência. Vou pular a explicação e vou deixar a tabela ai, acesse seu modem e vá na aba normalmente chamada "Status", lá terá essas informações, ai você saberá quanto de sinal está chegando na sua casa e se há ou não ruido. TABELA ATENUAÇÃO "Padrão Brasileiro" de Atenuação x Velocidade considerando a tecnologia ADSL. 24 Mbps - 200 metros - Atenuação +- 5....8 20Mbps = 500 metros - Atenuação +- 10....13 15 Mbps - 1.500 metros - Atenuação +- 19....23 10 Mbps - 1.900 metros - Atenuação +- 25....27 5 Mbps - 2600 metros - Atenuação +- 29....33 2 Mbps - 3500 metros - Atenuação +- 34....39 1 Mbps - 4300 metros - Atenuação +- 43....54 600Kbps - 5000 metros - Atenuação +- 55....61 300 kbps - 5500 metros - Atenuação +- 62 Essa "tabela Brasileira" foi feito conforme minha experiência nesses últimos anos, levem em consideração que existem inúmeras situações que podem deturbar estes números, levem apenas como referência e não como padrão. TABELA SNR SNR Margin - Relação Sinal ruído: - 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes - 8db-13db = regular, sem problemas com sincronia do modem - 14db-22db = muito bom - 23db-28db = excelente - 29db-35db = raro Fonte: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/atenuacao-snr-e-outros-sinais-analise-seu-sinal-de-internet.407431/
P. Romulo
Atenuação e SNR, o que seria ?
Sparkside
Pega esse plano e soca no cu! A porra dos cabos de Fibra Óptica já existe tem mais de uma década e vcs não fizeram porra nenhuma para trazer isso para a população que depende de uma internet ultra banda larga para estudar e se entreter e fode a nós consumidores com esses planos. Soca tudo nos seus devidos cus! Tenho nojo de vcs!
Raul Victor
primeiramente... pra comparar internet saibam diferenciar MB de Mb
Exibir mais comentários