Falha de segurança permitia excluir álbuns de fotos de outros usuários no Facebook

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Mais de 350 milhões de fotos são publicadas no Facebook todos os dias. Seria um trabalhão recuperá-las caso alguma pessoa mal-intencionada decidisse executar um comando para deletar os álbuns dos usuários. Mas é exatamente isso que uma falha de segurança do Facebook permitia fazer — ela foi descoberta pelo pesquisador de segurança Laxman Muthiyah e prontamente corrigida pela rede social.

Muthiyah descobriu o problema enquanto estava trabalhando com a Graph API, que também é usada pelos aplicativos móveis do Facebook para excluir álbuns de fotos da rede social — mas, obviamente, os seus álbuns, não os de outros usuários. O Naked Security descreve a falha, que podia ser explorada com uma requisição HTTP simples, de quatro linhas. Assim:

DELETE /id-do-álbum-da-vítima HTTP/1.1
Host: graph.facebook.com
Content-Length: 245
access_token=token-de-acesso-do-atacante

Os IDs dos álbuns de fotos do Facebook são números sequenciais, logo, qualquer pessoa com conhecimento básico em programação poderia ter facilmente criado um código para excluir centenas, milhares ou milhões de fotos em massa, até que o Facebook percebesse que algo estava errado. Já o token é uma sequência de caracteres aleatórios usada por aplicativos para se autenticar ao Facebook; no teste, Muthiyah usou um token do Facebook para Android.

É bem provável que o Facebook já tivesse alguma proteção interna que impedisse a exclusão de bilhões de fotos em massa, como algum limite de requisições na API, mas essa trava poderia ser burlada com uma botnet de milhares de computadores, servidores e smartphones infectados.

Em vez de continuar explorando a falha, vender a vulnerabilidade no mercado negro ou chantagear o Facebook, Muthiyah decidiu reportá-la diretamente à rede social, que corrigiu o problema em apenas duas horas. Como recompensa, o Facebook pagou US$ 12.500 ao pesquisador — o que parece até pouco, considerando a gravidade do problema.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados