Grupos para troca e comercialização de produtos são bastante populares no Facebook, tanto que a companhia decidiu agir para tornar as negociações um pouco mais efetivas: em breve, os participantes poderão criar postagens próprias para venda de itens.

O funcionamento do recurso é bastante simples. Antes de criar uma publicação no grupo, o usuário deverá escolher a categoria do conteúdo: post, enquete ou produto para venda. Selecionando esta última opção, a pessoa verá campos para descrever o item, inserir foto, definir preço e explicar a forma de entrega.

Post para vendas em grupos

Na sequência, o post do produto aparecerá na timeline do grupo. É possível editar as informações inseridas ali a qualquer momento ou, quando o item tiver sido negociado, marcá-lo como vendido.

Note, no entanto, que este não é um sistema de comércio eletrônico. O recurso serve apenas para ajudar a promover a venda. Negociação, recebimento de pagamento, previsão de entrega e outras tarefas relacionadas continuam sob total responsabilidade do vendedor.

Post para vendas em grupos

É verdade que a ideia pode abrir caminho para uma nova fonte de receita para o Facebook: futuramente, a companhia poderia disponibilizar uma plataforma de vendas dentro da rede social e cobrar comissão por cada compra efetuada, por exemplo.

Mas, pelo menos por enquanto, o Facebook se limitará a facilitar os anúncios de vendas nos grupos. O recurso será disponibilizado de maneira progressiva a partir desta semana e será visível na versão web e nos apps do serviço para Android e iOS. Se você administra um grupo, pode cadastrá-lo nesta página para tentar ter acesso mais rápido à novidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan de Oliveira
EuTenho uma rede social baseada em grupos de vendas também, quem quiser conhecer visita la: http://dotemart.com
Alison Do Nascimento
Ficou uma bosta para outros grupos que não tratam do assunto. Eles deveriam criar uma opção para o dono do grupo de REMOVER essa opção de venda, ver quem apaga postagens, da BAN, retira bloqueio, apaga capa, parece que esses desenvolvedores pensam pouco ... Fico feliz pelos grupos de VENDAS ...
leonardo gregorio
Pelo contrario, 1000 e poucos amigos, se isso for algo relevante.
João Manoel
não tinha amigos, é? pq parece que não andou treinando com eles seu humor
João Manoel
E pq? Se supõe que tenha que entrar num grupo pra postar, só se for um grupo à la casa da mãe Joana.
leonardo gregorio
Fique tranquilo e não leve uma brincadeira em um post de um blog tão a serio ok? Vou editar e colocar "irônico" para pessoas desavisadas e sem senso de humor não reclamar.
Tales
Espero que pelo menos seja obrigatório colocar o valor de preço. Chega de "PREÇO INBOX"
Antony
Seria interessante um sistema de reputação para o vendedor e comprador também...
Antony
Se você costuma escrever "faice" sempre, foi melhor coisa que você fez
Pedro Augusto
Nossa, finalmente! Se for bem feito, será muito bom. Participo de vários grupos de venda no fb, e uma função nativa pra gerenciar isso será ótimo.
jairo
Seremos infestados por spams...
Schiavini
Mercadão INSIRAONOMEAQUI curtiu isso.
leonardo gregorio
Eu usaria, usava muito o face para trocar itens de jogos e vender eletrônicos. Pena que deletei meu faice ontem.