O RapidShare foi um dos sites de compartilhamento de arquivos que sobreviveram às ações antipirataria que derrubaram o MegaUpload e o HotFile. Mas esta sobrevida não durará muito: de acordo com um comunicado emitido hoje (10), o serviço encerrará suas operações em 31 de março de 2015.

Em um passado recente, sites do tipo exploravam um modelo de negócio bastante rentável: qualquer usuário podia enviar arquivos para serem compartilhados nestes serviços; aqueles que quisessem fazer download mais rápido ou baixar vários materiais simultaneamente pagavam valores periódicos.

rapidshare

A quantidade de usuários pagantes era expressiva porque os preços não eram muito altos e várias táticas eram usadas para estimular as assinaturas. Uma delas era um relógio que só permitia downloads gratuitos após o usuário aguardar algum tempo – 3 minutos, por exemplo.

Embora ainda seja possível encontrar sites com funcionamento semelhante, esta modalidade de serviço não prosperou porque a maior parte do conteúdo disponibilizado para download era pirata. Não demorou muito para que as autoridades saíssem à caça destas empresas. Foi uma operação destas que levou ao fechamento do MegaUpload (e ajudou Kim Dotcom a ficar famoso, mas esta é outra história).

Os serviços que sobreviveram passaram a adotar políticas mais rígidas para evitar distribuição de conteúdo pirata e, assim, diminuir os riscos de problemas com a lei. É o caso do RapidShare. Aparentemente, o serviço está fechando por iniciativa própria, não por força de processos judiciais.

O Rapidshare tentou se renovar, mas não teve êxito

O Rapidshare tentou se renovar, mas não teve êxito

As razões que levaram à decisão não ficaram claras, mas é provável que as novas condições de uso tenham inviabilizado o negócio: sem os arquivos ilegais, o RapidShare provavelmente viu sua base de usuários pagantes ficar minúscula.

Para piorar, a popularidade de serviços como OneDrive, Google Drive e Dropbox pode ter dificultado a promoção do RapidShare como uma opção para armazenamento de arquivos nas nuvens. É difícil disputar espaço em um segmento que admite poucos players.

Na nota de fechamento exibida na home de seu site, o RapidShare pede que os usuários atuais façam backup de seus arquivos até 31 de março. Após esta data, todos os dados armazenados nos servidores da empresa serão apagados.

É mesmo o fim de uma era.

Com informações: TorrentFreak

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

carta branca

pra onde foram os conteúdos de download? até desenho animado de só encontro com episodio cortado.

Ludo Final
Nem diz isso. Eu fico upando lá...
Ludo Final
Sabe algum legal pra monetizar e que não fique apagando os arquivos? Bom, a segunda opção é que é superimportante. Quer dizer, todos os meus arquivos continuam lá, mas temo, por isso mesmo deixo quase tudo privado. Fiquei curioso de criar conta no Mega, mas quero um que possa acessar no Lumia também. O 4shared roda lisinho no Lumia 730.
Formulab Brasil
Realmente muito ruim o Rapidshare deixar de funcionar. Fica ai uma alternativa interessante para este grande site: www.myformulab.com
Tiago Celestino
Na verdade é modelo de negócio mesmo. Infelizmente, para se sustentar é preciso haver uma contrapartida. No caso do MediaFire, não chega ser intrigante o fato deles não forçarem, apenas uma estratégia de negócio, assim como o Dropbox ou o Google Drive. Quando você chega no limite da sua conta, eles vão te oferecer um upgrade. Mas no final, eu ñ sinto falta do Rapidshare, já tinha anos que achava que já tinha encerrado as atividades.
Alex Oliveira
E grupos no zap zap ;)
Emanuel Sousa
Olha, só se deixar óbvio. O que eu vi é que o pessoal compacta arquivos com senha e nomes aleatórios. Não costumo baixar coisas indevidas já há anos, mas nas raras ocasiões, achava links em threads antigas de fóruns sempre funcionando. De todo modo, só o fato dele ainda estar de pé sem nunca ter precisado ser babaca pra forçar assinaturas Premium já meu intriga.
Tiago Celestino
Tenta enviar uma música de algo bem conhecido para o MediaFire e me diz depois. E sim, eles deletam arquivos protegidos.
Tales Cembraneli Dantas
Nossa, eu lembro a quantidade de filmes que eu baixei no F.A.R.R.A. .... bons tempos...
Caio Baptista
aauauahuHAUHuaUAHUa
Felipe Ferreira
Antes do Megaupload bombar, era só ele, mesmo sendo cruel e péssimo na maior parte das vezes. RIP Me pergunto, qual será o próximo, 4shared?
fernandohr
Dúvido que implemente um sistema de ratio naquele forum. Aquele forum está acabando aos poucos, uma pena.
Iniciante Das Mocas
Hoje tem redtube e xvideos... baixar pra que ne ?!
Deivid Leal
RapidShare, Badongo, TurboUpload,Ifile, Megaupload... Vão sumindo nomes que fizeram minha alegria na infância, alguns se reinventam, mas a maioria desaparece. Mas honestamente falando, o RapidShare era o que mais odiava, esperar vários minutos quando já tinha baixado, não podia download simultaneos e velocidade podre... RIP RapidShare.
Zueiro Sem Limite
Falando em Therebels, se os caras não mudarem pra um sistema via torrent com controle de ratio eles vão acabar de vez.
Exibir mais comentários