Quase uma década depois do leilão de frequências da Anatel, não é raro enfrentar problemas ao usar redes 3G, que ficam congestionadas especialmente devido ao grande número de clientes usando a mesma estrutura. Nas redes 4G, que ainda têm poucos usuários, as velocidades continuam boas. Mas até quando? Segundo uma pesquisa da Amdocs, isso não deve durar mais do que dois ou três anos.

3g-lte

Eles afirmam isso com base no alto crescimento da demanda por dados em redes móveis. Com mais dispositivos conectados e serviços usando cada vez mais tráfego, a estimativa é que o uso de dados móveis aumente 42,5% por ano. Outro problema é que a concentração de dados está longe de ser uniforme: 20% dos locais de maior acesso são responsáveis por 80% de todo o tráfego.

Com essa taxa de crescimento, apenas aumentar a estrutura do 4G não seria suficiente: as operadoras teriam que investir em soluções alternativas, como os hotspots Wi-Fi, para desafogar a rede. No Brasil, algumas operadoras já oferecem Wi-Fi para os clientes, como a Oi, que comprou a antiga Vex, e a Claro, que possui redes Wi-Fi espalhadas em locais de alto tráfego em várias cidades.

Em relação aos dispositivos móveis, a Amdocs diz que os usuários de iOS consomem 50% mais dados que os de Android — um dos motivos é que no primeiro grupo há uma concentração bem maior de aparelhos topo de linha. Os donos de iPhone 6 Plus contribuem para boa parte dessa estatística: com telas maiores para consumir conteúdo, eles gastam 40% mais tráfego que os de iPhone 6.

Você pode fazer o download do estudo completo nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor
Já apareceu uma matéria no giz falando nisso, e os desenvolvedores que não querem!!!
Vitor Mikaelson
Xbox Video, iTune faz isso.... A diferença que é assinatura mensal, mas Spotify e outros serviços de streaming também faz isso.
Vitor
eles até pensaram nisso mas envolveria a copia ilegal dos filmes e series
Felipe Ferreira
E só agora chegaram a essa conclusão? Com a nossa péssima infra-estrutura, o 3G não aguenta, e logo o 4G também. Lembrando que nem só celulares a utilizam, temos tablets e notebooks com modems 3G/4G. Enquanto isso, pagamos preço de primeiro mundo com uma franquia miserável e serviço de quinta imposta pelas 4 tiranas, ou devo dizer o nome da pizzaria?
Ramon Floriano
Peter, não existe "franquia de dados 3G", em qualquer operadora, todos os dados transferidos são contados na franquia, independente do celular estar em 2G, 3G ou 4G. Pois é, elas deveriam investir em infraestrutura pois geraria lucro em um futuro a médio e longo prazo, ao invés de gastar horrores com publicidade. :-(
Petter
O problema não é usar ou não traffic shapping (que é ilegal, mas muito difícil de comprovar), o fato é que as operadoras não tem estrutura mas continuam gastando milhões em marketing para obter mais clientes. Isso é certo? Se não tem como prestar o serviço que pare de vender então.
Petter
Sinceramente entendo seu ponto de vista, porém penso diferente. O primeiro porém é que por várias vezes a minha conexão é ruim ficando em 2.5G e a minha franquia de dados 3G é consumida. Isso é certo? Não, mas ocorre. O segundo porém é que as operadoras vendem um plano baseado na velocidade e "esquecem" de mencionar a franquia e no final cortam teu acesso, mas se em um mês você consumir menos eles não vão acumular ou descontar no valor da próxima franquia, somente eles ganham e também não acho isso correto. O terceiro porém é que as operadoras gastam milhões em campanhas de marketing com artistas famosos e muito pouco com infraestrutura, se fosse ao contrário garanto que os problemas seriam muito menores. Tirando que oferecer plano 4G em uma franquia de 300MB é o cúmulo.
Ramon Floriano
Com certeza que sim. Foquei em como certo tipo de uso pode congestionar a rede e não em alguém sendo proibido de usar os dados como queira.
Vitor Mikaelson
Aqui em Londrina tem 4g em boa parte da cidade.
Vitor Mikaelson
Netflix é entendível, mas a mesma deveria oferecer uma opção igual streaming de musica. Modo offline. Daí a pessoa baixa no wifi..
ArthurMedeiros
90% do tráfego das redes 4G é de gente fazendo Speedtest pra postar o screenshot nas redes sociais.
McFake
A cobertura é idêntica a da vivo, se vivo pega bem na sua casa, a nextel vai pegar.
jairo
Resumindo ....franquias caras e péssimo serviço..... this is huezil
Mario Porfírio Souza
Deveriam aproveitar esse tempo e investir na infra estrutura da rede.
Dinny Bueno
Concordo com vc. 4g aqui em Curitiba, só no centro da cidade.
Exibir mais comentários