Início » Arquivos » Internet » Twitter quer descobrir se “timeline instantânea” pode evitar abandono da rede social

Twitter quer descobrir se “timeline instantânea” pode evitar abandono da rede social

Emerson Alecrim Por

O Twitter tem um número considerável de usuários que experimentam a rede social por um curto período e não voltam mais. Para diminuir a incidência destes casos, a empresa começou a experimentar uma funcionalidade denominada “timeline instantânea”. É o que informa o New York Times.

Esta proposta foi apresentada em novembro de 2014 aos investidores da companhia como uma arma capaz de reduzir o abandono do serviço por usuários que não entendem bem como o Twitter funciona. Os testes começaram recentemente com um pequeno número de contas novas acessadas via Android.

O funcionamento é simples: logo após concluir seu cadastro, o usuário acessará a timeline e a verá preenchida com vários tweets selecionados automaticamente para ter algo para ler.

Twitter - ícone

Para a seleção de mensagens, o Twitter verifica a lista de contatos no aparelho do usuário para identificar quais deles já utilizam o serviço. Por serem pessoas conhecidas, os tweets destes indivíduos aparecerão na timeline. É uma abordagem engenhosa, embora desconfortável do ponto de vista da privacidade.

Análises contextuais devem ajudar a refinar ainda mais o conteúdo sugerido: se os contatos da pessoa falam bastante sobre futebol, por exemplo, o Twitter pode exibir retweets, tweets de veículos esportivos ou qualquer outra postagem referente ao assunto tida como relevante.

Na visão da companhia, a timeline instantânea ajudará o usuário recente não só a compreender a dinâmica da rede social como também o tipo de conteúdo que aparece ali. As mensagens selecionadas deixarão de aparecer à medida que a pessoa passa a seguir mais gente.

Apesar de a fase de testes ter acabado de começar, dá para apostar na implementação da ideia. A timeline instantânea deve diminuir aquela “sensação de vazio” que o recém-chegado tem ao entrar no serviço pela primeira vez, assim como ajudar aqueles que não sabem ao certo quem seguir, afinal, os tweets que surgem ali também servem para recomendação de perfis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@washingtondtr
Acho válido.
Ricardo de A. Rocha
muito desconfortável, eu diria, do ponto de vista da privacidade. a questão é quem se importa com isso? acredito que, apesar de tudo, muita gente ainda, eu inclusive
Edmilson_Junior
Minha conta só serve para avisar que gostei de algum vídeo no youtube. Não sei se sou considerado um usuário ativo.
daniel
concordo, o problema é que todos os tweets da pessoa ficam abertos para todos. Deveria ter como a pessoa postar sobre tipos diferentes. às vezes a pessoa tem uma opinião coerente sobre games ou música, mas depois começa a falar coisas absurdas em relação a política ou sociedade. Daí complica demais.
Tiago Celestino
Como mesmo citaram, mostraram para os investidores como ter lucro, no final, isso que importa. Vão perder usuários, vai vendo...
Vitor Mikaelson
Se tiver esta opção, que ao menos tenha como desativar. Assim, o usuário (de ambas as partes) se sinta confortável. Desta forma, não vejo problema.
Amarildo Junior
Uso o Twitter como meio de informação, pois sigo sites de notícias e interesses pessoais, então acaba se tornando uma central de notificações. Passou aquela fase do auge do Twitter no Brasil e no mundo em 2009-2010, quando ainda nem havia tradução em PT-BR e muitos amigos meus usavam...Agora ele serve mais para me informar, e estou muito satisfeito, rs.
Theus
Exatamente, concordo com os dois comentários. E ainda acrescento que o que prende no Twitter não é um grau de aproximação/amizade, mas sim o conteúdo. Um grande amigo meu pode ter um Twitter e só falar coisas desinteressantes; não é porque ele é meu amigo que eu deva segui-lo.
farias
Não só, mas também conhecer pessoas novas com interesses em comum. Por exemplo, eu gosto de uns tipos específicos de música e jogos e não conheço pessoas com gostos similares na vida real. Twitter é um lugar em que posso falar sobre esses assuntos. A timeline vira uma imensa mesa de bar.
Alves
O que mais afasta as pessoas, na minha opinião, é justamente elas seguirem pessoas do seu círculo social. O Twitter é melhor aproveitado quando é utilizado primariamente como um site de entretenimento e não como uma rede social. Para saber coisas inúteis das pessoas que eu conheço eu já tenho o Facebook. No Twitter eu busco informações do que acontece no resto do mundo.