Desde que Mark Shuttleworth -fundador do Ubuntu- afirmou que em no máximo dois anos, o Ubuntu será mais bonito que o Mac OS X, as expectativas sobre a interface do novo sistema não páram de aumentar. As minhas especialmente.

Para que um sistema seja mais bonito que o idolatrado e salve salve Mac OS X, seria necessário muito mais do que uma visual brilhante, em todos os sentidos. Veja o caso do Windows Vista, que mesmo com toda propaganda, acabou não sendo um “grande Wow” para a maioria dos usuários.

A verdade é que um sistema bonito envolve uma série de fatores, incluso a usabilidade. Não adianta ser lindo e fofo, se a experiência final for uma eca. Aliás, esta é justamente a sensação de 80% dos usuários ao experimentarem pela primeira vez o Mac OS X, depois de anos no Windows.

Estaria nos planos da Canonical incluir um Dock nativo no sistema? E quanto às firulas – Mac OS X tem o Exposé, mas o Linux tem o Compiz. Uma bela briga, não?

Lógico que não é a minha intenção dizer aqui qual sistema operacional é o melhor, mesmo porque não acredito que isto seja uma unanimidade. Estou apenas sedento por boas novidades no quesito usabilidade X interface gráfica, e este conceito do usuário Willwill me deixou ainda mais curioso.

Apesar de seu criador ter abusado nos tons escuros, o resultado final é um tema muito atraente, e com alguns detalhes notavelmente inspirados no sistema da Apple. Por outro lado, há também os gadgets na sidebar, e este relógio do Windows Vista.

Temos então uma interface que mistura alguns dos melhores detalhes dos 3 sistemas: Win+Mac+Ubuntu. (Como seria o nome disso?)

Vale uma atenção especial ao gerenciador de arquivos -que dá a impressão de ser fácil de usar-, e principalmente ao player de música (segunda imagem). Eu diria que bordas não lhe fariam mal, fora isso, o interior parece mostrar muito mais informações, ocupando menos espaço na tela.

Se o Ubuntu seguir este mesmo caminho, eu direi que agora sim um sistema Linux está ficando cool. E não me diga que ele já era, afinal, de nada adianta uma interface powered by Compiz, se até o tema “Verde Oliva” do Windows XP é mais bonito que a aparência atual do Ubuntu.

E você, o que achou destas imagens?

via: Genbeta

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Voltando 10 anos a frente para dizer que o Ubuntu foi ao Unity, voltou ao GNOME, eu tenho um grupo de Whatsapp onde as pessoas postam seu screenshots de "clones do MacOS" com Ubuntu e outros sistemas Linux, mesmo os que não usam GNOME.

Carlos "Kadu" Eduardo
Na verdade, estas mockups são bem antiguinhas, se não me engano, da época do 8.04. Tanto que o Songbird é o 0.4 e hoje é um projeto descontinuado. Queria ver um mockup real do Ubuntu 10.10, que desse uma ideia geral de como o sistema ficará. Na verdade, não vejo a hora de fazerem o Interface Freeze para eu dar aquela espiada. No mais, a intenção das imagens é ótima. Sugiro uma olhada nas mockups de http://danrabbit.deviantart.com/ O cara realmente tem ideias ótimas. Confiram!
Cobalto
Esse aqui lembra bastante esse aí: http://www.gnome-look.org/content/show.php/Glow+Ibex?content=87514&PHPSESSID=1bb8d4fefd17eaeb73425a21847f2e25
luiz
Diego, Discordo de você, pra mim segurança, funcionalidade, simplicidade vem antes de qualquer interface. Sobre o Ubuntu ser mais bonito que Mac OS X existe o http://www.gnome-look.org que faz o Ubuntu ter muitas interfaces. E soh mais uma coisa, o Ubuntu pode ser o sistema mais bonito do mundo, isso não vai aumentar o numero de usuarios significadamente. E tenho dito.
Diego
Personalização é tudo, abraços !
Marcos A.T. Silva
Acho que são coisas muito relativas. Acredito que o Ubuntu "peladão", utilizando Gnome ou KDE, é muito mais bonito do que o tema padrão do Windows XP. :) Além do mais, a gama de personalização é tão grande, no tocante a temas, ícones, etc, que a imaginação do usuário é o limite. E o Compiz, Cairo-Dock, etc, estão aí para incrementar ainda mais a coisa toda. Agora, que essas imagens são de dar "água na boca", isso são. :) Grande abraço!
Thiago Mobilon
@Marco Gomes: O Mockup não foi feito pela Canonical, e sim por um usuário do Deviant Art. Certas partes do Songbird realmente lembram o iTunes, mas no geral ele está bem diferente do player da Apple. @Paulo Cassiano: Como disse, é apenas um conceito. Existem temas que podem ser aplicados para melhorar a versão atual, mas não sei se este especificamente já está disponível.
Paulo Cassiano
Perdoe-me a desatenção, mas, essas configurações gráficas já são possíveis com a versão 8.04? Ou só serão a partir de uma próxima versão? (Se já for possível agora, como aplicá-las?) Um forte abraço,
Marco Gomes
Isso está com cara de "boato" hein! Acho difícil a Canonical abraçar esse mockup. 1. O songbird está com a mesma interfaco do iTunes. 2. O "acesso rápido" (5a imagem) está uma cópia do QuickSilver 3. O topo das janelas, como o gerenciador de arquivos, está muito "alto", desperdicando espaco desnecessariamente. 4. Dock + barra de menu é totalmente chupinhado do OS X. Só algumas observações, uma análise mais calma mostraria ainda mais coisas :)
Henrique Artur Wint
Parecem estar fazendo o serviço direito, ficou muito bom. Eu até achei a interface melhor que a do Vista.
Doufer
Gostei, apesar de também achar meio dark. Na verdade quando se compara ao MAC OS a gente pensa que ele tem que ser algo no tom de "branco". Hahah
Leandro Mendes
Muito atraente o tema, era uma (das) coisa(s) que faltava(m), mas... Como vc msm disse, nao adianta ser bonito e nao ter uma boa atuação no final, mas isso depende muito de usuário pra usuário... muito bom o post, parabéns