Twitter - vídeos

A reativação da tradução de tweets não é a única novidade que o Twitter reservou para janeiro. Nesta terça-feira (27), a companhia anunciou duas funcionalidades bastante relevantes: publicação de vídeos a partir de apps móveis e suporte a mensagens diretas (DMs) em grupo.

Rumores que surgiram há quase três semanas já anunciavam a primeira novidade. A função permite ao usuário publicar vídeos gravados com o próprio app ou armazenados no dispositivo móvel sem ter que recorrer a serviços externos, assim como já é possível com fotos. O material fica guardado no Twitter e é reproduzido pelo próprio serviço (mas não automaticamente, como faz o Facebook).

De certa forma, a função rivaliza com o Vine, serviço controlado pelo Twitter. Mas há uma diferença substancial aqui: o primeiro suporta gravações com até 6 segundos; já os vídeos publicados no Twitter podem ter até 30 segundos, abrindo espaço para conteúdo um pouco mais elaborado.

O vídeo abaixo, do ator Neil Patrick Harris, é o exemplo que o Twitter está divulgando:

Check out my Twitter video #Oscar exclusive! I gots me a scoop! pic.twitter.com/SGQ3oJHDqZ

— Neil Patrick Harris (@ActuallyNPH) January 27, 2015

É possível ainda fazer edições básicas, como remover trechos indesejados ou juntar vídeos pré-existentes.

As DMs em grupo, por sua vez, aparecem como surpresa, embora sejam aguardadas por alguns usuários há tempos. Com o recurso, é possível trocar mensagens com até 20 pessoas.

A novidade funciona praticamente como um chat privado. Assim, os participantes podem, por exemplo, discutir assuntos que, por alguma razão, não devem ser tratados publicamente. É possível até enviar emojis e imagens.

Não é necessário que as pessoas no grupo sigam todas as demais: se você convidar um seguidor (o Twitter enviará uma notificação com o convite) e este, na sequência, chamar contatos que você não segue, todos se comunicarão irrestritamente.

Como de hábito, o Twitter está implementando estes recursos aos poucos. A função de vídeos estará disponível nos apps para iOS e Android em atualizações a serem liberadas em breve (nenhuma informação sobre o Windows Phone). Na plataforma do Google, o envio de vídeos armazenados no aparelho será possível apenas em um update posterior.

O suporte a mensagens diretas em grupo também será liberado nos próximos dias.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados