A nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff acaba de anunciar uma série de medidas para reforçar o caixa do governo. Na prática, isso significa que custos a mais vão pesar no seu bolso. O ministro Joaquim Levy elencou quatro medidas que entram em vigor imediatamente. Destas, vamos falar de duas: o aumento do IOF para operações de crédito e a elevação do PIS/Cofins para importação.

Ministro da Fazenda Joaquim Levy apresenta saco de maldades do governo

Ministro da Fazenda Joaquim Levy apresenta saco de maldades do governo

O governo elevar o IOF para operações de crédito para pessoa física: passará de 1,5% para 3%, retornando ao patamar de dois anos atrás. Fora isso, está mantida a taxa de 0,38% referente à alíquota da operação. A medida deve ter um impacto de 7,4 bilhões de reais na economia brasileira.

Importante ressaltar que o IOF para operações no exterior continua em elevadíssimos 6,38%.

A segunda medida que impacta diretamente o seu bolso de consumidor geek é o reajuste de PIS/Cofins para importação de bens. Ele passará de 9,25% para 11,75%, um aumento de 2,5 pontos percentuais. Segundo o ministro Levy, a medida foi adotada para “não prejudicar o produtor doméstico”. O impacto será de 700 milhões de reais.

Vale lembrar que o dólar já passa por um momento delicado: sobe a cada semana, trazendo tristeza para a vida dos turistas brasileiros que vão ao exterior. Aliado a isso, o governo ainda sobe PIS/Cofins para itens importados. Só faltou dizerem que é para incentivar a indústria nacional.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Kinach
Você não tem medo de mudança? Então vamos fazer uma revolução de verdade e derrubar o sistema político como um todo. Mas enquanto você só estiver disposto a reclamar na internet, não venha falar de mudança.
Leonardo Kinach
Nossa, brasileiro é alienado mesmo. Em vez de olhar pros problemas preferem encontrar um culpado. O tal de Louis diz que não se pode fechar os olhos pros problemas, mas é isso que ele faz focando a atenção no PT como se os problemas fossem se solucionar tirando eles do poder. Por isso tenho certeza que o Brasil nunca vai melhorar, pois os brasileiros não estão dispostos a lutar e sim ficar reclamando na internet e achar que magicamente vai aparecer um candidato não corrupto(como se alguém controlado por um partido pudesse ser assim).
Mony
E desde quando eu disse que "São Paulo leva Nordeste nas costas"??? Se votei na Dilma foi justamente por que o Lula melhorou muito a situação de lá e deu mais oportunidades para a população ingressar em uma faculdade, curso técnico. O que eu não concordo é essas bolsas sem limites, sem fiscalização, deveriam cortar benefícios de quem realmente não precisa e anda dando golpe sim. Isso inclui políticos, grandes empresas sonegadoras, enfim... Estou chateada porque não posso mais comprar meus produtos importados, porque o governo esta enfiando um monte de impostos goela baixo! Achei um abuso cortar os direitos trabalhista aumentar a carência do seguro desemprego para 18 meses sendo que o auxilo reclusão não tem carência!!!!!!! O governo esta beneficiando uma parte malandra do povo sim, quando coloca 18 meses de carência para seguro desemprego e sem carência de auxilo reclusão para bandido pegar beneficio!! Estou errada?
Mony
Tem exceções, obvio! Mas muitas pessoas se acomodaram, não querem saber de nada. Não corre atras e fica dependente de auxílios do governo, que nós que pagamos com impostos. O governo esta cortando direitos trabalhistas, mas não cortou auxílios reclusão, alias não tem carência para pegar o auxilio reclusão sabia? E o seguro desemprego a carência agora é de 18 meses! Quero que tire os benefícios dessa minoria malandra e dos políticos malandros também. Chega de sustentar vagabundo na cadeia, com bolsas, cartões corporativos e mordomias! Beneficio para quem merece, mas pelo jeito estão cortando tudo do contribuinte!!! Até o direito de comprar fora do pais....
Artur Linck
Quanto a políticos que ganham salários absurdos, benefícios desnecessários e ainda decidem quanto ao valor disso tudo, eu concordo plenamente que isso deve ser revisto de alguma forma. AGORA: essa história das bolsas "de quem não quer trabalhar" precisa ser melhor pensado pela grande maioria da população que acha que está "pagando impostos para vagabundo não trabalhar" ou ainda a velha balela de que "levamos o Nordeste nas costas". Esse tipo de declaração é lamentável e errônea, já que no nosso querido sistema econômico acontece justamente ao contrário, minha cara. Eu, você e todos nós pagamos para poucos não trabalharem sim, mas esses poucos são os donos das grandes riquezas e não pessoas com pouco poder aquisitivo e que estão passando por diversas necessidades em várias áreas da sua vida. Então, acho eu, que as pessoas estão mirando no alvo errado na hora de reclamar (a chamada classe média ou seja lá o que for). Quem deveria pagar mais impostos, não paga 1 centavo se quer e quem deveria pagar menos é que sustenta essa coisa toda (todos nós seres "normais"). Isso é básico em qualquer teoria econômica e no modo como o nosso sistema funciona. Sempre os menos favorecidos sustentaram os mais abastados e não é hoje que mudou.
Sergio Fagundes
Os carros brasileiros vem com FABRICADO NO BRASIL... só que hoje em dia se chamam Montadoras... Será que dá pra ligar os pontos ou precisa de ajuda pra entender o comentário?
Rafael Almeida Souza
Ipad se não me engano eh fabricado aqui. Porém como a tecnologia é internacional (acho que eh por isso) o preço é encargos tributários permanecem o mesmo. Logo, nem adianta...
Kadu Gaspar
Cara, seu ponto faz todo sentido, seu erro foi dizer que não tem a ver com o PT, por dois motivos: (1) as medidas de aumento de impostos e corte de gastos hoje são necessárias porque Dilma (PT) agiram com total falta de responsabilidade fiscal no primeiro mandato, fizeram realmente uma zona, gastaram mais do que deveriam, não fizeram superavit, fizeram contabilidade criativa, etc. (2) Dilma venceu as eleições exatamente criticando Aécio por dizer que era necessário tomar tais medidas de austeridade, dizendo que ela não faria nada do que agora está fazendo, e ele sim. Foi uma cara de pau sem tamanho, estelionato eleitoral mesmo.
Anthony Fernando
Só fazem isso pq o povo leva no cú e fica feliz q nem galinha!
Anthony Fernando
O que é um "produtor doméstico"?
João Silverado
Cara, vc tem problemas. Não estou defendendo o PT nem a corrupção. Por mim todos os políticos que não tem a tal ficha limpa, ou que estão sob tais suspeitas, nem deveriam ter o direito de ocupar cargo nenhum. Eu critico o sistema, pois este é o problema verdadeiro. E não adianta achar que um simples voto de 4 em 4 anos (ou 2 anos se contas eleições locais), ou protestos nas ruas, vão resolver algo. Somente um novo sistema democrático de verdade, em que as pessoas participam de verdade nas decisões, e não apenas elegem falsos representantes, é que vai resolver os problemas. Mas isto envolve muito mais coisas, pois quem manda de verdade nos países são os sistemas financeiros (bancos centrais e instituições superiores a estas), então não é tão fácil quanto votar ou protestar. Se vc não quer ENTENDER isso, e quer focar em partidos e nomes de político apenas, sinto muito por você. Não te responderei mais se vier dizer que estou defendendo qquer um desses políticos sujos. Boa tarde.
Louis
É triste essa sua visão de partido "A" ou "B". Essa dicotomia entre PT e PSDB é péssima para o Brasil. Você voltou a um ponto terrível e que tem sido recorrente nas "discussões" da Internet: se teve corrupção em outros governos o PT tem legitimidade para ser corrupto - triste demais ver isso ser escrito ainda mais indiretamente. Não importa quem esteja no governo, se foi corrupto e mentiu precisa ser responsabilizado pelos atos praticados. A Dilma em especial era presidente da Petrobras e colocou gente condenada por corrupção e que já tinha admitido os crimes na direção da petroleira. E o que aconteceu? Nada. Apenas ela foi excluída da investigação por ser atualmente presidente. E aí vem você com o mesmo argumento da maioria, que justifica a corrupção e que trata como algo normal. Os brasileiros precisam parar com essa bobagem de tentar tratar isso como normal e não fechar os olhos para esses absurdos. Uma presidente recém eleita que usou dos artifícios mais baixos possíveis e fez tudo o quê jurou jamais fazer precisa ser confrontada pela realidade. Não é a toa que ela se esconde e há mais de um mês e não dá entrevistas. Não é deixando de discutir política e não fazer nada que algo vai acontecer. Muito menos defender que o PT pode ser corrupto porque já existia corrupção anteriormente.
João Silverado
Não duvido da credibilidade do Aécio, mas sim do modelo de sistema político e dessa "democracia". É isso que tentei dizer com minha "redação" acima, rs.
João Silverado
Não se exalte cara. Não estou defendendo a Dilma. Eu votei no Lula em 2002, depois nunca mais. Ele fez mtas promessas e não cumpriu quase nada, só manteve mta coisa que o FHC já fazia. "Saia do seu corpo" por um momento e tente enxergar a política como se vc nem morasse aqui. Vai ver que independente do partido, sempre haverão problemas, pois é por existir problemas que existe governo. Eu nem comentei por exemplo da nossa urna eletrônica fraudulenta, nem do quão estranho foi a morte do Eduardo Campos. Por mais que aparecem inúmeras "provas" de falha do piloto, exatamente o cara que incomodava o governo atual morre. O que estou dizendo aqui, e que espero que vc reflita e compreenda, é que é assim que a política funciona. Teve corrupção no governo Dilma, no do Lula, no do FHC, e antigamente sempre teve. Não quer dizer que se sempre teve, temos que aceitar e pronto, mas estou dizendo que a política de hoje não se resolve através dela, mas só de fora dela. A democracia de hoje é uma piada, e mta outra coisa que nem vou falar pq não qro escrever um livro aqui. Boa tarde é menos estresse.
Guilherme C.
É MUITO diferente! Tanto que vc pode defender a ditadura publicamente, mas vai defender a democracia em uma ditadura.
Exibir mais comentários