O Google Glass surgiu em abril de 2013 e está prestes a passar pela mudança mais impactante desde então: segundo o Wall Street Journal, o programa para desenvolvedores Glass Explorer será encerrado no dia 19, também levando ao fim, consequentemente, a venda do modelo atual do dispositivo. Mas esta não é uma notícia ruim, não completamente.

A decisão abre espaço para que o Glass deixe de ser um experimento dos laboratórios do Google X para se tornar um projeto mais independente, por assim dizer. A parte ruim é que, daqui para frente, o seu desenvolvimento deverá ficar mais fechado.

Uma mudança com tamanha amplitude estava mesmo prestes a acontecer. Há meses que o Glass Explorer não vem trazendo acréscimos relevantes à iniciativa e, neste meio tempo, o interesse pelo Google Glass caiu.

Sergey Brin com o Glass

O Google deve se focar agora em uma versão do Glass com apelo mais comercial (e barato, espera-se). No decorrer do processo, o dispositivo pode até receber novo nome. A expectativa é a de que este modelo seja apresentado em algum momento de 2015.

Na nova fase, o projeto do Google Glass continuará a cargo da equipe de Ivy Ross, executiva que vem tentando “salvar” o dispositivo deste maio de 2014. Ross, no entanto, terá que se reportar a Tony Fadell.

É uma decisão com grande significado: Fadell é o ex-funcionário da Apple que ficou conhecido como “pai do iPod”. Ele também é um dos fundadores da Nest, companhia especializada em “internet das coisas” adquirida pelo Google em janeiro de 2014. Com este currículo, fica mais fácil acreditar em um futuro promissor para o Glass.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Propagandas
rgxtecnologia.blogspot.com.br
Keaton
Como eu disse: 'acho'.
Anakin
Então da pra saber quando estão filmando oras, achei que o glass meio que gravava sem ninguém notar. Mas se tem um led aceso ja da pra chamar atenção
Keaton
Acho que já tem, não?
Vader
...ainda tem o Ara e o Tango, né?
Anakin
também pensei nisso, mas vi que adiaram uma vez ai desisti desse plano, mas saindo eu tento comprar ;D
Marcão Sparcos
Ciclo chato por sinal, heheheh promete maravilhas, mas nada de colocar pra vender rsssss
Marcão Sparcos
[2] Nem comprei meu console da nova geração com expectativa nisso, mas acho que mudarei de ideia kkkkkkkkkk
Rafael Machado de Souza
isso é algo chamado "ciclo de hype".
Gabriel_Queiroz
Eu quero um Glass, eu acho inclusive que a tecnologia tem que abraçar o Glass e tudo que se é possível fazer com um Smartphone devia migrar para os óculos.
Anakin
Podia ter um LED indicando que está usando a camera, ja ajudaria.
Adans ps
Eu estou mesmo é achando que isto acabará como tantos outros projetos do Google... e a razão principal não é nem a tecnologia, os recursos... mas o constrangimento... já houve muitas situações constrangedoras em que pessoas que estavam utilizando o Google Glass deixassem de usar em determinado ambiente... Eu mesmo não me sentiria confortável em ir a um restaurante, por exemplo, e saber que a todo momento alguém poderia estar me filmando... embora saibamos que hoje há câmera pra tudo quanto é lado... mas o que incomoda é o que nós vemos... Pra homarada vai ser legal! Ficar filmando as menininhas... Fala a verdade... não é isto mesmo... é sim! É o que vai acontecer!
Dereck Bolsanelo
to criando raízes na espera do Steam Machine rs
Marcão Sparcos
Google Glass, Consoles Steam Machine, Oculus Rift. como estão de rosca essas paradas ein! vão lançar em 2045?