Interface “estilo Facebook”, reprodução de GIFs e busca aprimorada foram alguns dos recursos que o Twitter implementou em 2014. Mas, pelo visto, a onda de mudanças impactantes não acabou: se os rumores estiverem certos, os apps móveis do serviço permitirão gravação e edição de vídeos em breve.

A informação vem do Re/code, que afirma ter ouvido fontes próximas à companhia. O objetivo é permitir que os usuários publiquem vídeos curtos em sua timeline sem ter que recorrer a outros aplicativos. Além de fazer pequenas gravações – ou utilizar vídeos guardados no dispositivo móvel -, o usuário poderá realizar edições rápidas do material no app da rede social.

Trata-se de uma proposta que remete ao Vine (serviço controlado pelo próprio Twitter), mas as fontes afirmam que haverá diferenças importantes entre ambos. Uma delas é o maior tempo de duração dos vídeos no Twitter: provavelmente, até 20 segundos (no Vine, o máximo são 6 segundos).

Twitter + vídeo

Representantes do Twitter foram procurados para comentar o assunto, mas preferiram o silêncio. Todavia, se analisarmos os movimentos da companhia nos últimos meses, dá para apostar que a ideia será levada adiante.

O suporte a GIFs animados, a publicação direta de fotos e a reprodução de vídeos na timeline (incorporados a partir do YouTube ou do Vine, por exemplo) ajudam o serviço a manter uma base razoável de usuários. O upload direto de vídeos poderia resultar em um engajamento ainda mais expressivo.

A funcionalidade também possui potencial para atrair receita: se os vídeos nativos se popularizarem, anunciantes poderão se interessar pelo formato para criar campanhas específicas para o Twitter. Com as devidas proporções, a ideia já é explorada no Facebook e, aparentemente, vem trazendo o retorno esperado.

Caso as fontes estejam corretas, o suporte nativo a vídeos pelo Twitter será implementado até o final do semestre. Fiquemos de olho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Santos
Deve ser falta de HD no servidor :P
Leandro Das Neves
Já não era sem tempo. Todas as redes sociais permitem, não sei pq o Twitter está enrolando tanto...
Caio Alexandre
Piada pronta.
Joe
Eu acho que o Twitter deveria valorizar melhor o aplicativo Vine, se eles querem ser o Facebook como dizem por ai, devem lembrar que o Facebook valoriza muito os seus serviços, o Instagram que o diga, o Twitter deveria fazer o mesmo com o Vine!
Wesley Miguel
Eu nem me animo com isso ... Sou usuário do Windows Phone.
Ward´z de Souza
Já era hora. Devia ter sido implementado desde os tempos que implementaram suporte nativo para fotos.
Rodrigo Almeida
Tanto o Twitter quanto o Facebook deviam também estimular ($$$) os criadores de conteúdos... assim como o YouTube, que garante uma receita legal pros donos dos canais (que criam seus próprios conteúdos, é claro).
Johnnie
Certeza que somente nos apps pra iOS e Android, WP fica a ver navios...