O que você está tramando, Satya Nadella?
O que você está tramando, Satya Nadella?

Os rumores sobre o desenvolvimento de um novo navegador pela Microsoft são cada vez mais fortes. Nesta semana, fontes próximas à companhia revelaram ao The Verge detalhes sobre as características do Spartan, codinome do suposto projeto. A ideia principal é incluir recursos que nenhum browser atual possui.

Um deles é a integração nativa com o OneDrive. O usuário poderá gerar notas no Spartan e estas serão guardadas imediatamente nas nuvens. Posteriormente, o usuário poderá acessá-las a partir dos apps do OneDrive ou, utilizando a versão web do serviço, em outros navegadores. Será possível ainda gerar conteúdo colaborativo e compartilhar notas com grupos.

Outra característica, talvez a mais importante, é a integração com a assistente Cortana. A proposta aqui não é apenas adicionar suporte a comandos de voz ao navegador, mas principalmente contextualizar as atividades: se o usuário estiver usando a Cortana para pesquisar passagens, poderá visualizar informações sobre voos específicos ao buscar pelo nome de uma companhia aérea, por exemplo.

A assistente Cortana deverá substituir todas as ferramentas que, atualmente, ostentam o nome Bing, exceto, talvez, o próprio mecanismo de busca.

Também faz parte dos planos oferecer uma forma eficaz de organização de abas. Assim, o usuário poderá separar facilmente as páginas abertas relacionadas ao trabalho daquelas consultadas para fins pessoais.

A Microsoft já tentou fazer isso, na verdade. Se você acessar uma página no Internet Explorer e, partir desta, abrir outra, ambas as abas assumirão a mesma cor. Se uma terceira guia for aberta isoladamente, terá outra coloração. A proposta não “pegou”: até hoje, muita gente não sabe que as cores diferentes nas abas servem para identificar páginas relacionadas.

Estas são algumas das prováveis funcionalidades, mas este aspecto não significa que o navegador será totalmente novo. Os rumores também indicam que o Spartan terá recursos provenientes do Internet Explorer, como adaptações de seus motores de renderização e JavaScript.

Este ponto nos leva à seguinte dúvida: o Spartan é uma nova versão do Internet Explorer ou um substituto deste criado quase “do zero”?

windows-10

Segundo as fontes, o programa está sendo desenvolvido para ser o principal navegador do Windows 10, de maneira ampla: haverá versões para PCs, smartphones e tablets, todas com o máximo possível de semelhanças visuais e funcionais. O Internet Explorer ainda estaria presente, talvez para evitar que o seu “sumiço” cause estranheza ou prejudique sistemas corporativos baseados no navegador.

Porém, em agosto de 2014, uma equipe de desenvolvedores da Microsoft revelou que a companhia vem cogitando há algum tempo mudar o nome do Internet Explorer. Não é difícil presumir o motivo: por mais que tenha melhorado nos últimos anos, o browser continua tendo uma imagem desgastada.

Se levarmos esta ideia em consideração, é possível sim que o Spartan venha a ser um Internet Explorer com nova roupagem e denominação. Façam as suas apostas.

A Microsoft vem se negando a comentar o assunto, mas confirmou um evento para o próximo dia 21, muito provavelmente sobre o Windows 10. Com sorte, neste dia também teremos informações oficiais a respeito do Spartan.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados