Os rumores sobre o desenvolvimento de um novo navegador pela Microsoft são cada vez mais fortes. Nesta semana, fontes próximas à companhia revelaram ao The Verge detalhes sobre as características do Spartan, codinome do suposto projeto. A ideia principal é incluir recursos que nenhum browser atual possui.

Um deles é a integração nativa com o OneDrive. O usuário poderá gerar notas no Spartan e estas serão guardadas imediatamente nas nuvens. Posteriormente, o usuário poderá acessá-las a partir dos apps do OneDrive ou, utilizando a versão web do serviço, em outros navegadores. Será possível ainda gerar conteúdo colaborativo e compartilhar notas com grupos.

O que você está tramando, Satya Nadella?

O que você está tramando, Satya Nadella?

Outra característica, talvez a mais importante, é a integração com a assistente Cortana. A proposta aqui não é apenas adicionar suporte a comandos de voz ao navegador, mas principalmente contextualizar as atividades: se o usuário estiver usando a Cortana para pesquisar passagens, poderá visualizar informações sobre voos específicos ao buscar pelo nome de uma companhia aérea, por exemplo.

A assistente Cortana deverá substituir todas as ferramentas que, atualmente, ostentam o nome Bing, exceto, talvez, o próprio mecanismo de busca.

Também faz parte dos planos oferecer uma forma eficaz de organização de abas. Assim, o usuário poderá separar facilmente as páginas abertas relacionadas ao trabalho daquelas consultadas para fins pessoais.

A Microsoft já tentou fazer isso, na verdade. Se você acessar uma página no Internet Explorer e, partir desta, abrir outra, ambas as abas assumirão a mesma cor. Se uma terceira guia for aberta isoladamente, terá outra coloração. A proposta não “pegou”: até hoje, muita gente não sabe que as cores diferentes nas abas servem para identificar páginas relacionadas.

Estas são algumas das prováveis funcionalidades, mas este aspecto não significa que o navegador será totalmente novo. Os rumores também indicam que o Spartan terá recursos provenientes do Internet Explorer, como adaptações de seus motores de renderização e JavaScript.

Este ponto nos leva à seguinte dúvida: o Spartan é uma nova versão do Internet Explorer ou um substituto deste criado quase “do zero”?

windows-10

Segundo as fontes, o programa está sendo desenvolvido para ser o principal navegador do Windows 10, de maneira ampla: haverá versões para PCs, smartphones e tablets, todas com o máximo possível de semelhanças visuais e funcionais. O Internet Explorer ainda estaria presente, talvez para evitar que o seu “sumiço” cause estranheza ou prejudique sistemas corporativos baseados no navegador.

Porém, em agosto de 2014, uma equipe de desenvolvedores da Microsoft revelou que a companhia vem cogitando há algum tempo mudar o nome do Internet Explorer. Não é difícil presumir o motivo: por mais que tenha melhorado nos últimos anos, o browser continua tendo uma imagem desgastada.

Se levarmos esta ideia em consideração, é possível sim que o Spartan venha a ser um Internet Explorer com nova roupagem e denominação. Façam as suas apostas.

A Microsoft vem se negando a comentar o assunto, mas confirmou um evento para o próximo dia 21, muito provavelmente sobre o Windows 10. Com sorte, neste dia também teremos informações oficiais a respeito do Spartan.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

phpedrosof
O certo era poder parar o Gbuster quando não estivesse usando o banco, usar só quando necessário. Na verdade o certo mesmo é tomar vergonha cara e desenvolver um plugin decente sem ser invasivo e que prejudica o desempenho do computador.
Petter
Abusivo é apelido, eles simplesmente tomam conta e monitoram tudo o que você faz.
phpedrosof
Esses plugins são abusivos e muito chato pra desinstalar.
Tiago Celestino
Chrome só uso para mexer com "códigos", para navegar tentei usar o Safari por meses, mas recentemente vem travando muito, Firefox ainda continua sendo a melhor opção.
Talita Santos
Atualmente eu escolho meu navegador pelas funcionalidades, e nisso o PSafe Internet é imbatível, com bloqueador de propagandas e me permitindo instalar programas no PC com poucos cliques. Então vamos aguardar quais serão essas funções que "nenhum outro browser possui".
Caio Gomes
Não confio mais em nada da Microsoft. Tô investindo em outros navegadores alternativos, como o Psafe Internet. É de graça e trás toda a segurança do anti virus.
Kadu Gaspar
Concordo com você. Os navegadores entraram nessa corrida maluca uns contra os outros e no fim das contas nenhum deles (pelo menos entre IE, Firefox e Chrome, que são os que já usei recentemente) é realmente bom. Um navegador relevante que voltasse à filosofia de ser leve e extremamente rápido ganharia muitos usuários, eu acho.
Vitor Mikaelson
Claro que é. '-'
Vitor Mikaelson
8gb RAM.
Raphael Silva
Libera memória do photoshop =) Quantos de RAM você usa?
Raphael Silva
Mas o problema é justamente isso, não é pesado.
Vitor Mikaelson
Quantos de memória RAM vc possui?
Vitor Mikaelson
Skype é pesado em todas as plataformas. Isso que eu quis dizer.
Vitor Mikaelson
Uso o CC com as últimas atualizações em dia.
Raphael Silva
Nenhum aplicativo pra você não serve para exemplo então, por que Spotify consome 100mb e me dizer que Skype é horrível uahsuahsa, horrível baseado em que?
Exibir mais comentários