Relatório indica que Brasil é campeão do mundo em pirataria de séries

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas
game-of-thrones-temporada-6

Por mais que os estúdios e canais de TV a cabo se esforcem para trazer para o Brasil os episódios mais recentes de séries, nem sempre conseguem. E sem dúvida essa é uma das principais razões de sermos grandes usuários de torrent, já que recorrer à pirataria é a única maneira que nós conseguimos para assistir as séries que gostamos. Mas um relatório divulgado semana passada na revista Variety revelou o tamanho do nosso vício: o Brasil é o país que mais pirateia séries no mundo.

De acordo com a revista, os dados foram compilados pela firma Excipio, que faz “rastreamento de pirataria” para empresas e que liberou o relatório completo exclusivamente para a Variety. Eles dizem que rastrearam os downloads de diversas séries por torrent e outras redes de P2P durante o período de 1º de janeiro a 24 de dezembro do ano passado e chegaram à conclusão de que o Brasil foi o país onde mais foram feitos downloads, com 28,4 milhões. Em segundo lugar ficou a Rússia, com 28,1 milhões, e a Índia ficou em terceiro, com 16 milhões.

Este relatório não está disponível publicamente por enquanto e a revista não entra em detalhes sobre como foi feito o rastreamento dos downloads. Mas a Excipio tem liberado para certos veículos este tipo de relatório há algum tempo e se a metodologia de rastreamento for a mesma usada para filmes, os números são estimativas bastante precisas.

Além de divulgar o ranking de países que mais baixam séries, a Excipio também mostrou quais séries mais são baixadas no mundo. Essa lista também é compilada anualmente pelo site TorrentFreak, mas no caso do site, são considerados apenas trackers públicos de torrents. Ao que parece, a Excipio leva em consideração o download de outras fontes também, por isso os números são consideravelmente maiores isso faz a lista ser um pouco diferente da liberada pelo TorrentFreak.

A lista completa é essa abaixo:

  1. Game of Thrones (48,3 milhões)
  2. The Walking Dead (47,6 milhões)
  3. The Big Bang Theory (33,4 milhões)
  4. Arrow (29,1 milhões)
  5. The Vampire Diaries (22,9 milhões)
  6. Supernatural (21,2 milhões)
  7. How I Met Your Mother (20,2 milhões)
  8. Agents of S.H.I.E.L.D. (16,3 milhões)
  9. Suits (14,9 milhões)
  10. The Blacklist (14,2 milhões)

O Tecnoblog entrou em contato com a Excipio para tirarmos algumas dúvidas sobre esse relatório, mas até o momento da publicação deste post a empresa ainda não havia respondido.

Se levarmos em conta que o Netflix começou a fechar o cerco contra o uso de VPNs e outras ferramentas para acessar o conteúdo de outros países, já podemos estar com o troféu do ano que vem garantido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados