Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Rumor: Microsoft trabalha em novo navegador para Windows 10, codinome Spartan

Rumor: Microsoft trabalha em novo navegador para Windows 10, codinome Spartan

Avatar Por

Esse é outro tipo de Spartan, mas ainda válido.

A lógica do “não mexer em time que está ganhando” poderá ser abandonada pela Microsoft no futuro. Mesmo que o Internet Explorer seja atualmente o navegador mais usado no mundo, a empresa planeja lançar um novo navegador com o seu futuro Windows 10, segundo fontes da Mary Jo Foley da ZDNet, que tem um histórico de estar certa. E ele seguirá os moldes dos seus principais concorrentes: Firefox e Chrome.

O novo navegador teria o codinome atual de Spartan e rumores sobre a sua existência já circulam há alguns meses. Porém antes ele era esperado como uma atualização do Internet Explorer, e apenas agora sabemos que trata-se de algo independente dele, novo e também redesenhado.

E mesmo que ele seja independente, o Spartan pode não ser tão novo assim. Ainda de acordo com as fontes de Foley, o navegador deve usar as engines de JavaScript e de renderização padrões da Microsoft, respectivamente Chakra e Trident, embora esta última seria uma versão modificada e diferente da usada no Internet Explorer.

Elas também dizem que o Windows 10, na sua versão finalizada, será vendido tanto com o Internet Explorer 11 quanto com o Spartan, apenas com o objetivo de oferecer retrocompatibilidade. O Spartan deve se tornar o navegador principal da Microsoft depois disso.

windows-10-menu-iniciar-blog

O motivo para lançar um novo navegador a Microsoft já tem: mesmo que tenha melhorado bastante nas últimas versões, o Internet Explorer tem perdido nos últimos anos muito espaço para os concorrentes, que são notoriamente mais leves e mais rápidos. Então não duvido que eles realmente querem continuar dominando este mercado mas com um produto diferente. E se ele realmente continuar com a mesma engine de JavaScript e de renderização do Internet Explorer, ele pode não ser tão diferente assim.

Como já sabemos, a Microsoft anunciou um evento sobre o Windows 10 para o dia 21 de janeiro, então poderemos ver a cara do dito Spartan em menos de um mês.

Ah, e apenas a título de curiosidade, o Internet Explorer não é o navegador mais usado por leitores do Tecnoblog (e isso já acontece há alguns anos, felizmente). No seu lugar está o Chrome com 66,7%, em segundo lugar temos o Firefox, com 9,21%, e o Safari em terceiro com 7,73%. Ao ávido usuário do navegador Ovi no S40, nosso muito obrigado pelas visitas que representaram 0,27% do total nos últimos 30 dias. Não deve ser nada fácil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Olacir Oliveira
Também uso no meu Lumia, 630, e muito satisfeito com ele, só que to com o Windows 7 no desktop, ai não sincroniza, mas fora isso, perfeito.
Petter
Bom em qual sentido?
Lucio717
noffa hein, parabéns cara, parabéns, mas esqueceu de um detalhe: foda-se
Jack Silsan
Eu estou contente com o IE, principalmente no meu Lumia 730 http://windowsphonemais.com.br/oito-meses-depois/ Mas se querem mudar de navegador e recomeçar, ótimo. Que venha o Spartan!
Jack Silsan
Preciso comprar um XBOX urgente pra jogar esse jogo!!!!
Jack Silsan
Eu acho o IE pra desktop bom, mas o pra Windows Phone é muito melhor http://windowsphonemais.com.br/oito-meses-depois/
Jack Silsan
Eu também estou contente com o IE, principalmente o do meu Lumia 730 http://windowsphonemais.com.br/oito-meses-depois/
Jack Silsan
Eu não tenho ódio nenhum, muito pelo contrário http://windowsphonemais.com.br/oito-meses-depois/
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Também não sou a favor de monopólios, mas estou contente com o IE, principalmente no meu Lumia 730 http://windowsphonemais.com...

Jack Silsan
Meu uso de navegadores se divide em Chrome no notebook e IE 11 no meu Lumia 730 http://windowsphonemais.com.br/oito-meses-depois/ O IE do notebook é muito bom também, uso bastante. Só uso menos que o Chrome por que no meu notebook o Chrome trava menos que o IE
Petter
Cara, na Web é o seguinte (resumindo): o W3C é uma entidade que estabelece os padrões e o Google e Mozilla tentam segui-lo (com pequenas adaptações) e MS me faz o Trident como ele acha melhor para si mesma e o mundo que se dane e com isso todos os desenvolvedores Web perdem cabelos e tem gastrite.
Wesley Spessotto
O ódio que me referia seria pela empresa ao todo. Não sou developer mas também não sou burro sei que esse problema existe e chega a ser vergonhoso pra MS ainda possuir esses bugs. Quanto ao padrão próprio, poxa varias outras possuem padrões próprios e me corrija se eu estiver errado mas o Webkit não é um padrão desenvolvido pela Google. Pode até ser aberto mas não deixa de ser um padrão desenvolvido por empresa "X"
Sergio Fagundes
Não vou lá, já estou e faz muito tempo. E olha nunca precisei de antivírus, nunca tive que pagar nem por sistema operacional e nem por antivirus, não preciso piratear programa pois os que tem para linux funcionam perfeitamente para o que preciso, só formato computador a cada 2 anos para trocar entre versões estáveis e fico vendo cara que nem você que se acha em comentário de site mas que na real é um bundão que nem sabe dialogar e precisa bancar trollzinho wannabe. E sabe o que mais, com o que economizo não pagando posso comprar jogos, melhorar o computador e por usar um sistema operacional que exige que tenha cérebro aprendi a dialogar.
Lucio717
vai la no seu linux então hackerzão, manjador, expert AUEHEUAHEUAEH
Lucas Lewis
mimimi
Exibir mais comentários