Um grupo de hackers autointitulado Lizard Squad prometeu tirar as redes de jogos do PlayStation e Xbox do ar no Natal deste ano. Ao que parece o grupo cumpriu a promessa e jogadores de ambas as plataformas passaram a enfrentar problemas para jogar seus games online nas últimas horas. O grupo não revelou ainda o motivo do ataque, mas segundo o Polygon, este grupo também arquitetou outros ataques este ano, incluindo uma ameaça de bomba que desviou um avião usado por um executivo da Sony.
Gamers relatam em redes sociais os erros que estão vendo. Para quem tem um PlayStation 3, ao tentar logar na PSN eles recebem uma tela de erro dizendo que o usuário foi deslogado da rede junto com um número de erro. Os donos do console portátil da Sony, o PlayStation Vita, recebem uma mensagem diferente, dizendo que a rede está em manutenção. E quem tem um PS4 recebe o aviso apenas de que a conexão com o servidor foi perdida, como mostrado acima. Embora as mensagens de erro variem bastante, o efeito em todas é o mesmo em todas: ninguém consegue jogar online na plataforma.
Quem tem um console Xbox também relata que as mensagens de erro ao tentar logar na rede variam bastante, indo desde “Problemas com o serviço do Xbox”, “Alguns conteúdos estão temporariamente indisponíveis” até “Perda de pacotes de dados alta”. O problema acontece tanto no Xbox One quanto o Xbox 360, e junto com a Xbox Live, o site Xbox.com também saiu do ar.
A página de status da Xbox Live diz que o serviço está indisponível para o Xbox One e na plataforma Xbox em outros sistemas (isso é, antes de sair do ar junto com a Xbox Live). Já a Sony publicou no perfil oficial do PlayStation no Twitter que seus engenheiros estavam investigando o motivo da queda mas não deu mais detalhes do motivo. Nenhuma das empresas confirmou, no entanto, que a queda das suas redes foram devido a um ataque.
Este post será atualizado com mais informações assim que tivermos mais detalhes.
Atualização às 21:17 | A Xbox Live parece estar de volta, porém ainda de forma limitada, ou seja: alguns usuários podem conseguir logar e outros não. Já a PSN ainda está listada como “offline” na página de suporte do PlayStation.
Atualização às 9:35, 26/12 | As duas redes continuam com problemas de conectividade, embora o ataque à elas já tenham aparentemente terminado, graças à bondade de Kim Dotcom, que deu 3 mil contas premium do Megaupload para o grupo de hackers. Afinal de contas, recompensar pessoas que tiraram do ar um serviço legítimo apenas por brincadeira era exatamente a coisa certa a fazer.
Com informações: The Verge | Crédito das imagens: Bruno Armanelli e Guilherme Magalhães.