Volvo cria capacete que avisa ciclista da aproximação de carros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Volvo: carro x ciclista

A Volvo é, até certo ponto, referência na adoção de tecnologias para prevenção de acidentes automobilísticos. A mais recente iniciativa da companhia está sendo desenvolvida em parceria com as também suecas Ericsson e POC: um capacete que, além de avisar ciclistas da aproximação de carros (especialmente em pontos cegos), pode alertar motoristas sobre tráfego de bicicletas à frente.

O capacete possui um sensor que emite a localização do ciclista a partir de sistemas de geolocalização – os testes foram feitos com o Strava. Estes dados são integrados a uma rede nas nuvens da própria Volvo que mapeia, em tempo real, a posição dos veículos acompanhados.

Assim, se o ciclista se aproximar de um cruzamento, por exemplo, o sistema será capaz de alertá-lo sobre a aproximação de um carro na via transversal. O aviso é dado com o acionamento de luzes no capacete, como mostra o vídeo:

Em relação aos motoristas, os alertas são um pouco mais sofisticados. Caso o sistema detecte a aproximação de uma bicicleta em uma curva fechada ou em uma situação de visibilidade reduzida (causada por chuva, neblina, baixa iluminação, etc.), por exemplo, um painel HUD (Head Up Display) instalado no carro projeta o aviso.

Nos veículos mais sofisticados, como é caso das versões mais recentes do Volvo XC90, é possível ir além. Caso o motorista não esboce reação referente ao alerta – como tirar o pé do acelerador – em tempo hábil, um sistema de frenagem automática pode entrar em ação.

HUD - Volvo

É evidente que, no atual estágio, a tecnologia é mais experimental do que prática. Para um sistema como este ser eficiente, precisa ser adotado em larga escala – a Volvo posiciona a novidade como um adendo apenas para seus veículos.

Mas este aspecto não tira o mérito da iniciativa, não completamente. A ideia pode ser adaptada para assumir outra dinâmica. A indústria pode, por exemplo, criar um padrão para ciclistas informarem a sua localização em tempo real. Este sistema poderia então ser integrado a apps de mapas, equipamentos de GPS, painel de carros e assim por diante.

A Volvo pretende demonstrar o sistema no próximo mês, durante a CES 2015. Mas desde já conseguimos notar que a tecnologia não passa de um fator complementar de proteção. A condução responsável (tanto de motoristas quanto de ciclistas) continua sendo, de longe, a melhor maneira de prevenir acidentes.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados