O comunicado foi divulgado no domingo

Neste domingo (21), a Coreia do Norte divulgou um comunicado reafirmando que não possui envolvimento com os ataques sofridos pela Sony Pictures e exigindo que os Estados Unidos peçam desculpas por acusá-la. Além disso, o comunicado garante que o Exército Popular da Coreia está pronto para um enfrentamento com os EUA.

A carta surgiu em um momento de tensão na relação entre os dois países. Desde o dia 24 de novembro, a Sony está sofrendo ciberataques de autoria reivindicada pelo grupo “Guardiões da Paz”. A exigência dos hackers foi atendida e o lançamento de um filme que satiriza o ditador norte-coreano foi cancelado. Na sexta-feira (19), o FBI acusou oficialmente a Coreia do Norte, e o presidente Barack Obama disse que os EUA responderiam na mesma proporção ao cibervandalismo coreano.

“Nosso contra-ataque mais duro será corajosamente executado contra a Casa Branca, o Pentágono e todo o continente norte-americano”, afirmou o documento que também acusou o presidente Obama “imprudente por fazer boato”.

O regime de Kim Jong-un afirma que estima muito a ação hacker, mas desconhece a autoria. Em resposta às supostas provas descobertas pelo FBI, dizem que são inventadas, pois os indícios encontrados são comuns e não comprovam a origem dos ataques.

Por outro lado, Barack Obama disse que a Casa Branca está estudando o que fazer. Uma possibilidade é tentar incluir a Coreia do Norte na lista de países que promovem o terrorismo, fazendo com que o país sofra restrições à ajuda externa, dificuldades para exportações, entre outras sanções. A Coreia do Norte pertenceu à lista durante 20 anos, sendo removida em 2008.

Com informações: BBC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados