Beta público: agora todo mundo pode criar apresentações no Microsoft Sway

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Sway - iPad

O Sway apareceu no início de outubro com a seguinte proposta: tornar fácil a criação de apresentações para a web – é um misto de PowerPoint e blog, de certa forma. Para quem ficou curioso, mas não pôde testá-lo na época, eis a boa notícia: a Microsoft liberou a novidade para uso público nesta semana.

Até então, o Sway só podia ser acessado mediante convite. Mais de 175 mil foram emitidos, segundo a companhia, a maior parte em novembro. De lá para cá, a Microsoft implementou recursos e fez pequenos ajustes que viabilizaram o “liberou geral”, apesar de o serviço continuar em fase beta.

As apresentações criadas no Sway suportam inserção de vídeos do YouTube, tweets, postagens do Facebook, arquivos do OneDrive ou Dropbox, imagens em diversos formatos e por aí vai. O resultado final fica armazenado nas nuvens e é responsivo, ou seja, se adapta a telas de qualquer tamanho.

O que torna o Sway mais do que uma mera variação online do PowerPoint é a montagem ágil das apresentações: à medida que conteúdo é inserido, algoritmos desenvolvidos nos laboratórios da Microsoft Research fazem adequações automáticas para dar um ar profissional ao material.

Com isso, o Sway pode ser utilizado para diversos fins: criação de álbum de fotos, promoção de produtos na internet, complementos para cursos, enfim, é só soltar a criatividade.

É pouco provável que este serviço vire “sensação”, mas a Microsoft aparenta ter planos de longo prazo para ele. O Sway está sendo desenvolvido para fazer parte do Office 365 e, no estágio atual, já figura ao lado do Outlook.com e do Onedrive, por exemplo.

Por enquanto, o Sway possui apenas versão web, mas a Microsoft pretende lançar apps do serviço para Android, Windows Phone e iOS. Esta última plataforma já conta com uma versão “preview”, mas, por enquanto, apenas usuários da Nova Zelândia e Austrália têm acesso a ela.

Para avaliar o serviço, basta acessar Sway.com e fazer login com a sua conta na Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados