Início » Arquivos » Aplicativos e Software » App da Microsoft permite controlar funções de chamadas no Windows Phone com gestos

App da Microsoft permite controlar funções de chamadas no Windows Phone com gestos

Emerson Alecrim Por

Nesta semana, a Microsoft liberou para download o Gestures, app para Windows Phone que permite ao usuário controlar algumas funções referentes a chamadas usando gestos, como o nome sugere. O conjunto de ações é simples, mas ao mesmo tempo tão prático que caminha para se tornar nativo na plataforma.

Lumia 730

O aplicativo possui apenas uma interface para ativar ou desativar os comandos. Por ora, são quatro:

  • Deixar o microfone mudo durante uma ligação colocando o aparelho com a tela virada para baixo em uma superfície plana;
  • Atender uma chamada simplesmente levando o smartphone ao ouvido;
  • Colocar um telefonema em viva-voz deixando o aparelho sobre uma superfície com a tela virada para cima;
  • Silenciar uma chamada recebida deixando o aparelho com a tela virada para baixo.

Por serem fáceis de lembrar e aplicar, estes gestos podem mesmo adicionar algum nível de praticidade na experiência de uso do aparelho. Desde que os comandos sejam devidamente reconhecidos, é claro.

Na página do Gestures na Windows Phone Store, a Microsoft alerta que o app tem funcionamento restrito nos Lumias 530, 630 e 635 (o mesmo deve valer para outros modelos acessíveis). Estes aparelhos não contam com sensor de proximidade e giroscópio, por exemplo, o que deve explicar a limitação.

Em relação aos aparelhos da linha Lumia com mais recursos, será que o Gestures convence? É o que a própria Microsoft quer saber. A companhia liberou o aplicativo como beta, característica que sinaliza para chances maiores de imprecisões ou falhas.

É possível que a Microsoft esteja testando tais funcionalidades agora para, de fato, torná-las nativas em sua plataforma móvel. Segundo o The Verge, a empresa tinha intenção de disponibilizar estes comandos por gestos em uma atualização do Windows Phone 8.1, mas mudou de ideia por alguma razão não revelada. Dependendo da aceitação, a história poderá ser diferente no Windows 10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fernandohr
Interessante essa função de não precisar apertar o botão para atender o telefone. Bem que essa função poderia ter para o Android.
Lucas
Bah..o jeito será mesmo esperar o Windows 10 :/
Vitor Mikaelson
Eu coloco um papel no sensor. rs
Vitor Mikaelson
Fizeram isso com o Windows 8. Cancelaram a 8.1.2 para dar focar no 10.... E, se fosse sair GDR2, deveria ter saído em novembro no máximo. O ciclo é de 3 em 3 meses.~
Christian Hartung
Ainda não me arrisquei a instalar isso. Quero ver o que falam sobre o impacto disso na bateria. ACHO que os sensores só são ativados quando uma ligação é recebida, mas vai saber...
Christian Hartung
Eu deixo meu 930 virado com a tela para baixo para economizar bateria, e ainda não tem nenhum riscou. (Economizar bateria = a tela não ficar acendendo a cada notificação).
Lucas
relaxa, a tela dele por ser gorilla glass 3 não vai aranhar por causa disto
Eryck
Essa dai eu usava muito no meu Nokia 5233 de 2010, e no meu lumia 620 parei de usar por medo de poder arranhar a tela, agora então com 930 e que não vou fazer mesmo kkk...
Rodolpho Freire
Atender levando o celular ao ouvido funcionou muito bem no Lumia 520, as demais opções não testei ainda. * Microsoft realiza primeiro contato com seres de outro mundo usando um Windows Phone...
Felipe Siqueira
Testei no Lumia 925, e funcionou perfeitamente, fiz vários testes e tudo ocorreu sem falhas. A função de ativar o viva voz sozinho é ótimo pra quando esta dirigindo.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Essa função já existia faz tempo (tanto em aparelhos Nokia pre-WP quanto no WP mesmo), tanto é que pode ser ativada mesmo sem o Gestures. A MS apenas incorporou no Gestures para deixar agrupado com as demais funções por gestos.
Walter Hugo Nishida Xavier da
No Lumia 930 funcionou perfeitamente. Aliás, atender o telefone automaticamente é algo mais prático do que eu imaginava, ajuda demais quando você está ocupado com alguma coisa.
Luiz574
"Silenciar uma chamada recebida deixando o aparelho com a tela virada para baixo." Meu Wave 723 já fazia isso lá em 2011
Lucas
Será?
Vitor Mikaelson
No meu 720 funcionou perfeitamente. =D E provavelmente viria na GDR2 junto com o McLaren. Mas... a GDR2 foi cancelada aparentemente para dar lugar ao W10.
Exibir mais comentários