Runtastic para Oculus Rift

A Runtastic é conhecida pela sua gama de apps para atividades esportivas. Mas ocupar espaço no seu smartphone não é o bastante: meses depois de lançar a smartband Orbit, a empresa anunciou um “personal trainer” virtual que funciona com o Oculus Rift.

Ao utilizar a novidade, o usuário verá um assistente (ou “uma assistente”, dependendo do avatar escolhido) que lhe mostrará os exercícios a serem realizados. Tudo o que a pessoa precisa fazer é seguir estas orientações. O aplicativo também registrará o seu progresso.

Inicialmente, estão disponíveis séries de exercícios para serem realizadas em sete minutos (“7-Minute Workout”). Há atividades voltadas para ganho de massa muscular, tonificação, relaxamento (com ioga) e assim por diante.

Treinamentos do tipo não são difíceis de encontrar – digite “7-Minute Workout” no YouTube e você se deparará com vários deles. O que justifica a aplicação do Oculus Rift, então? Doses generosas de imersão. Bom, pelo menos é isso que se espera.

Ao ativar o aplicativo, a ideia é que o usuário possa não só escolher quais exercícios fazer como também o ambiente: o topo de uma montanha, uma sala espaçosa, um parque, entre vários outros. Sons típicos do lugar – cantos de pássaros, barulhos de vento, etc. – também poderão ser reproduzidos para aumentar ainda mais os níveis de realismo.

É claro que ambientes naturais são muito mais interessantes, mas os espaços virtuais podem ser uma opção para quem só treina em casa ou para dias chuvosos, por exemplo. A experimentação de cenários novos também pode motivar o usuário a continuar com as atividades nos dias seguintes.

Será que a ideia pega? Não dá para negar que a proposta soa interessante, mas só testando mesmo para saber se a prática corresponde às expectativas. Fazer exercícios usando um “trambolho” na cabeça não deve ser das tarefas mais confortáveis, para começar.

Oculus Rift

A Runtastic promete mostrar mais detalhes da novidade na CES 2015, que acontece no próximo mês.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados