Início » Arquivos » Gadgets » Qrio é a fechadura inteligente da Sony que usa seu smartphone no lugar de chaves

Qrio é a fechadura inteligente da Sony que usa seu smartphone no lugar de chaves

Emerson Alecrim Por

Você para em frente à porta, desbloqueia seu smartphone e aciona um aplicativo. Pronto! A fechadura se abre e você pode entrar em casa, sem precisar de chaves. Você estaria disposto a utilizar uma tecnologia como esta? É o que a Sony quer descobrir.

A empresa iniciou uma campanha no Makuake, site japonês de crowdfunding, para promover o Qrio Smart Lock, uma fechadura inteligente feita de alumínio. A novidade é compatível com dispositivos Android e iOS.

Qrio Smart Lock

Talvez a ideia lhe soe familiar. De fato, com algum esforço, já é possível encontrar equipamentos semelhantes no mercado (e algumas variações, como este cadeado). Os principais diferenciais do Qrio, segundo a Sony, são suas dimensões – as menores da categoria – e a sua relativa facilidade de instalação.

A utilidade do Qrio não está apenas em permitir ao usuário trancar e destrancar portas a partir do smartphone. A pessoa também pode compartilhar chaves criptográficas com parentes ou amigos, por exemplo.

As autorizações de acesso podem ser temporárias e controladas remotamente, funcionalidade particularmente útil para quem aluga uma casa por temporadas. Neste sentido, a aplicação do Qrio pode ser estendida para quartos de hotel, escritórios e assim por diante.

Pelo app, o usuário também monitora os níveis de energia do dispositivo. A Sony explica que o Qrio utiliza duas baterias de lítio que lhe conferem autonomia de 500 dias. Há ainda duas baterias de reserva. Quando as primeiras estiverem prestes a se esgotar, notificações serão exibidas para alertar a pessoa da necessidade de troca.

Não ficou claro o que acontece se o usuário deixar a carga da bateria acabar. Esta e outras questões provavelmente farão os compradores do Qrio o utilizarem para proteger quartos ou salas, por exemplo, mas não a entrada principal da casa.

É por isso que a Sony optou por lançar o produto em uma campanha de crowdfunding: a modalidade permite à empresa avaliar se a ideia tem potencial, as aplicações mais prováveis, quais as características criticadas, entre outros. A empresa fez uso desta mesma estratégia com o promissor FES Watch.

O preço mínimo do Qrio Smart Lock é de 12 mil ienes, valor equivalente a US$ 95, aproximadamente. Se a meta de arrecadação for atingida, o produto começará a ser enviado em maio.

Com informações: WSJ.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Gabriel
SIM NICHOLAS
Eduardo Gabriel
OI GUIZUM TC DE ONDE ?
firelord
A fechadura digital da Sony é segura. Afinal, se o dispositivo utiliza um esquema de criptografia baseada em chaves públicas e privadas, é tão seguro quanto um acesso de Internet Banking, por exemplo. Essa segurança pode ser quebrada, sem dúvida, mas não seria algo tão simples de se conseguir, nem compensaria o esforço, na maioria dos casos. Com certeza, um chaveiro comum destravaria com muito mais rapidez e facilidade uma fechadura tradicional, do que esta digital; isso é fato.
Tales Cembraneli Dantas
Fechadura da Sony??? Deusolivreguarde.... kkkkk segurança zero
Brenno Pereira Machado
É mais fácil comprar uma fechadura eletronicas dessa da Samsung que vc digita a senha ou coloca a digital. MUITO mais simples que abrir app e mais barato também.
Nicholas Oliveira Silva
Oi Eduardo. Tudo bom? Você vem sempre aqui?
Carlos E. Backes
Cópia descarada da Lockitron!!! Até o design é bem familiar!!!
leonardo
"A pessoa também pode compartilhar chaves criptográficas com parentes ou amigos, por exemplo." Essa ideia me deixa com uma sensação de "vai dar merda" muito grande...
Guest
??
Tiago
Se a bateria do telefone acabar? É bem divertido, mas é uma solução em busca de um problema. E a solução é, si, já causa vários problemas.
Super Genesis
pois é, e se a bateria do smart acabar ou der um bug que tenha que dar um hard reset, como já aconteceu no meu xperia.
Super Genesis
Não deve ser só aproximar o smart, deve ter que digital um código no celular, sei lá, ate porque como disse no texto da para criar "chaves temporárias" em celulares de inquilinos ou amigos.
Guizaum
Oi!
J_Eduardo
Apenas para citar, este fechadura da Sony é mais um exemplo do que os especialistas em TI chamam de a Internet das Coisas, e pelo que tenho visto este tipo de tecnologia vai se espalhar por nossas em casa em muito pouco tempo...
J_Eduardo
Essa da segurança a SONY foi ótima, mas náo serão coreanos na sua casa e sim Japoneses ...hehehe...acredito que a opção de abertura pelo smartfone é interessante, mas deve haver algum mecanismos de segurança, por exemplo, um chaveiro code ou um código abertura por telefone, sei lá, pq aqui quem nunca esqueceu suas chaves em outra bolsa ou no escritório? ou mesmo dentro de casa...imagina se tivermos problemas, vamos ligar para SONY no Japão????
Exibir mais comentários