Início / Arquivos / Gadgets /

Qrio é a fechadura inteligente da Sony que usa seu smartphone no lugar de chaves

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você para em frente à porta, desbloqueia seu smartphone e aciona um aplicativo. Pronto! A fechadura se abre e você pode entrar em casa, sem precisar de chaves. Você estaria disposto a utilizar uma tecnologia como esta? É o que a Sony quer descobrir.

A empresa iniciou uma campanha no Makuake, site japonês de crowdfunding, para promover o Qrio Smart Lock, uma fechadura inteligente feita de alumínio. A novidade é compatível com dispositivos Android e iOS.

Qrio Smart Lock

Talvez a ideia lhe soe familiar. De fato, com algum esforço, já é possível encontrar equipamentos semelhantes no mercado (e algumas variações, como este cadeado). Os principais diferenciais do Qrio, segundo a Sony, são suas dimensões – as menores da categoria – e a sua relativa facilidade de instalação.

A utilidade do Qrio não está apenas em permitir ao usuário trancar e destrancar portas a partir do smartphone. A pessoa também pode compartilhar chaves criptográficas com parentes ou amigos, por exemplo.

As autorizações de acesso podem ser temporárias e controladas remotamente, funcionalidade particularmente útil para quem aluga uma casa por temporadas. Neste sentido, a aplicação do Qrio pode ser estendida para quartos de hotel, escritórios e assim por diante.

Pelo app, o usuário também monitora os níveis de energia do dispositivo. A Sony explica que o Qrio utiliza duas baterias de lítio que lhe conferem autonomia de 500 dias. Há ainda duas baterias de reserva. Quando as primeiras estiverem prestes a se esgotar, notificações serão exibidas para alertar a pessoa da necessidade de troca.

Não ficou claro o que acontece se o usuário deixar a carga da bateria acabar. Esta e outras questões provavelmente farão os compradores do Qrio o utilizarem para proteger quartos ou salas, por exemplo, mas não a entrada principal da casa.

É por isso que a Sony optou por lançar o produto em uma campanha de crowdfunding: a modalidade permite à empresa avaliar se a ideia tem potencial, as aplicações mais prováveis, quais as características criticadas, entre outros. A empresa fez uso desta mesma estratégia com o promissor FES Watch.

O preço mínimo do Qrio Smart Lock é de 12 mil ienes, valor equivalente a US$ 95, aproximadamente. Se a meta de arrecadação for atingida, o produto começará a ser enviado em maio.

Com informações: WSJ.com