tim cook

Depois de ter sido cogitado a receber o título de Pessoa do Ano pela revista Time e ser superado (na minha opinião, justamente) pelas equipes de saúde que combatem o ebola, Tim Cook precisou se “conformar” sendo escolhido a personalidade do ano pelo jornal inglês Financial Times.

Tim Cook ocupa o cargo de CEO da Apple desde agosto de 2011, quando assumiu o lugar de Steve Jobs, que veio a falecer em outubro daquele ano. Cook conduziu a Apple a uma valorização de 50% durante o ano de 2014, fazendo com que a empresa atingisse o valor de mercado de US$ 700 bilhões. O sucesso alcançado pelo iPhone 6 e pelo iPhone 6 Plus garantiu cifras destacadas: só no último trimestre, as vendas dos iPhones somaram mais de US$ 40 bilhões.

O sucesso de Cook se justifica, segundo o Financial Times, pela recuperação do espírito de inovação da época de Steve Jobs, que resultou nos impressionantes resultados financeiros obtidos. Mas a indicação do seu nome como personalidade do ano por um dos jornais mais lidos pelos líderes empresariais se explica completamente por questões que extrapolam os limites da vida profissional.

No dia 30 de outubro, Cook revelou ser gay e afirmou que fazia esse anúncio publicamente porque acreditava que valia a pena abrir mão de um pouco da sua privacidade para dar visibilidade à comunidade gay. Além disso, há um esforço pessoal de Cook para que mais mulheres assumam cargos de diretoria dentro da Apple.

Todas estas razões colocaram Tim Cook no topo da lista. A verdade é que ele vem mostrando que está firme no comando da Apple e que as lacunas deixadas por Steve Jobs estão sendo bem preenchidas. Para Tim Cook e a Apple, 2015 promete.

Receba mais sobre Tim Cook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados